EM PARCERIA COM A FUNASA, PREFEITO JUNINHO ANUNCIA PERFURAÇÃO DE POÇOS E INSTALAÇÃO DE DESSALINIZADOR EM PASSAGEM/RN

Imagem
  O prefeito Juninho do município de Passagem, esteve na última sexta-feira (01) em Natal para firmar uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Na oportunidade, o gestor garantiu com o órgão a perfuração de poços no município, possibilitando levar água e melhorar a vida dos passagenses.   Ainda na FUNASA, Junino garantiu para o município a instalação de um dessalinizado. O aparelho serve para operar vários processos químicos da retirada de excesso de sal e de outros minerais da água, tornando-a tratada e pura para o consumo humano. 

CASOS DE CÁLCULO RENAL AUMENTAM NO VERÃO, ALERTA MÉDICO

 


A Covid-19 e a gripe influenza estão à espreita neste início do ano, mas é preciso ter outros cuidados com a saúde. No verão, por exemplo, aumentam também casos de cálculo renal, em decorrência da desidratação das pessoas, crescente no período. O alerta é do urologista Maryo Kempes.

Segundo o médico, o problema é recorrente na atual estação, ainda mais em locais como Natal, com suas praias e outras atrações convidativas. “Normalmente, os períodos mais quentes do ano registram um aumento de 30% dos casos de cálculos renais. Então, as pessoas precisam estar ainda mais atentas, fazendo constante hidratação e não descuidando da alimentação, sobretudo fugir dos itens gordurosos”, recomenda Maryo Kempes, indicando uma dieta com verduras, legumes, frutas e saladas.

Urologista Maryo Kempes. Foto: Divulgação


Ele alerta que é bastante comum nesta época de veraneio as pessoas ingerirem comidas ricas em gorduras e também frutos do mar, que contêm doses altas de ácido úrico, agente provocador das chamadas pedras nos rins. Há sintomas que podem indicar o problema, sendo a coloração da urina o mais fácil de identificar. “É preciso observar se a urina tem aspecto mais transparente. A aparência mais amarelada e escura é indicativa de que o corpo precisa de mais líquidos para ficar bem hidratado e minimizar o risco de cálculo renais”, aponta o urologista.

Embora a maioria das pessoas consiga expelir as pedras naturalmente, pela urina, cerca de 15% da população acaba sofrendo com o problema. Nos casos mais agudos, o indicado mesmo é procurar assistência médica.

Notícias mais lidas na semana.

VÍDEO: POLICIAL PENAL É ASSASSINADO EM UM BAR NA CIDADE DE NOVA CRUZ

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE NOVA CRUZ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO CADA VEZ MAIS COMPLICADA COM A JUSTIÇA E PARECE ESTAR FICANDO SEM SAÍDA

"CORAÇÃO NORDESTINO" DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE É A CAMPEÃ DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DE NOVA CRUZ-RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA