POTIGUAR CONQUISTA MEDALHA DE OURO NO PAN-AMERICANO DE SURFE

Enquanto a pandemia estava no pico e tudo estava fechado, muitas pessoas tiveram suas CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) vencidas. Sem poder atender ao público para renovar e fazer exames, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) baixou uma norma que mantinha a validade – até agora.
Isso porque o Contran divulgou uma nova deliberação (234) que retoma o vencimento das habilitações. Com isso, os Detrans (Departamento de Trânsito) dos Estados já anunciaram que essas CNHs que venceram durante a pandemia, especialmente no ano passado, começam a deixar de valer em 30 de dezembro de 2021.
Agora, caso o não renove sua CNH no prazo correto (veja a lista abaixo com o cronograma) e for flagrado dirigindo é autuado com uma infração gravíssima (7 pontos na CNH) e multa de R$ 293,47.
Apesar de ter segurado a validade das CNHs vencidas nesse período, quem desejasse poderia fazer a renovação por meio digital em alguns estados, como em São Paulo.
Aqui é possível pedir a renovação online da CNH por meio do site do Detran do seu Estado, e no caso de SP também pelo do Poupatempo, que oferece diversos serviços estaduais por meio digital ou presencial em postos espalhados por várias cidades.
Para fazer a renovação digitalmente a CNH pode estar vencida, mas não pode ter bloqueios no documento, como estar cassada ou suspensa.
Se a opção for pela renovação presencial, a pessoa precisa agendar uma data e horário por meio do site do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.
Para renovação das categorias A (moto) e B (carro) é preciso agendar o exame médico e no caso de pessoas que exerçam atividade remunerada também o exame psicológico.
No caso das categorias C, D e E, antes dos passos acima é necessário agendar o exame toxicológico nas clínicas credenciadas pelo Detran para este exame.
Por fim, o pagamento da taxa de R$ 107 de emissão do documento, que já inclui o envio pelos Correios para o endereço cadastrado do motorista. Essa taxa pode ser paga nos Bancos do Brasil, Santander ou casas lotéricas.
Quem ainda não tinha renovado a CNH, ganha duas novidades agora: o QR Code na parte traseira do documento físico e com ele a possibilidade de fazer uso da versão digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que serve como documento oficial também.
Fonte: UOL