RIO GRANDE DO NORTE TERÁ NOVO POVO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Imagem
  O Rio Grande do Norte terá novo polo de energias renováveis. A informação foi confirmada durante o evento Energia 50+50, um seminário promovido dentro das comemorações alusivas aos 50 anos do Sebrae na noite desta sexta-feira (12). O Estado foi escolhido para operacionalizar o polo pela experiência no atendimento aos empreendedores do setor e portfólio de soluções desenvolvidas especialmente para o setor de energias renováveis. O novo empreendimento trata-se do Polo Sebrae de Energias Renováveis, que será um hub de informações, conexões, capacitação e estratégias será instalado no estado para atender a empreendedores de todo o país e estabelecer ações integradas entre governanças nos estados, grandes corporações, startups, pequenos negócios e demais atores do ecossistema de inovação. O estado também apresenta potencial para a geração do hidrogênio verde e já possui um centro de tecnologia que é referência na área para o país, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGá

PRIMEIRO PERÍODO DE DEFESO DO CARANGUEJO-UÇÁ COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA (3) NO RN

 

O período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta segunda-feira (3) e segue até o sábado (8). — Foto: Ibama/Divulgação

O primeiro período de defeso do caranguejo-uçá começou nesta segunda-feira (3) no Rio Grande do Norte, o que significa que a captura e comercialização dessa espécie ficam proibidas até o próximo sábado (8).

Em 2022, o período de defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em outras quatro datas diferentes nas fases da lua nova e lua cheia, entre fevereiro e março (veja datas no fim).

De acordo com a portaria 325/2020, publicada pela secretaria de Agricultura e Pesca do Ministério do Meio Ambiente (Mapa), esse período de proibição coincide com o momento em que macho e fêmea saem de suas tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento e liberação dos ovos, garantindo a continuidade da espécie.

A portaria determina ainda que é proibido capturar, transportar, beneficiar, industrializar e comercializar o animal. A proibição vale para o Rio Grande do Norte e outros 10 estados nas regiões Norte e Nordeste - Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Se não houver o período de defeso, as espécies estariam vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação do caranguejo-uçá, que tem grande importância ecológica e socioeconômica.

O caranguejo-uçá é um crustáceo encontrado ao longo de toda a costa brasileira. Ele se alimenta basicamente de folhas do mangue. O crescimento é caracterizado pela muda da carapaça. A reprodução é sexuada e ocorre em períodos de luas nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude.

A espécie tem um papel fundamental para reciclagem do manguezal, transformando as folhas em material que fornece nutrientes para outros organismos da cadeia alimentar.

É também uma importante fonte de renda para famílias que comercializam os caranguejos inteiros ou beneficiados, contribuindo com a economia da região.


Períodos de defeso em 2022

  • 3 a 8 de janeiro - lua nova
  • 2 a 7 de fevereiro - lua nova
  • 17 a 22 de fevereiro - lua cheia
  • 3 a 8 de março - lua nova
  • 19 a 24 de março - lua cheia

Notícias mais lidas na semana.

CRIMINOSOS INVADEM MUNICÍPIO, ATACAM DELEGACIA A TIROS E EXPLODEM COFRE DE POSTO DE COMBUSTÍVEIS EM SÍTIO NOVO/RN

TRAGÉDIA: DOIS MORREM E DOIS FICAM FERIDOS APÓS TIROTEIO EM FESTA NO RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/SÃO GONÇALO/PREFEITO: PAULINHO TEM 59,6% DAS INTENÇÕES DE VOTOS CONTRA 26,4% DE POTI NETO