GUERRA NA UCRÂNIA DÁ NOVO IMPULSO A PROTAGONISMO PETRODITADURAS

Imagem
  Com menos petróleo russo no mercado e um embargo ao produto que deve começar na segunda-feira, governos autoritários produtores de petróleo são recebidos com cordialidade por países dependentes. O governo da Venezuela fez questão de divulgar em suas redes sociais uma imagem da COP-27 em que Nicolás Maduro é recebido calorosamente pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O gesto chamou atenção porque, em 2019, a França rechaçou Maduro e reconheceu Juan Guaidó como líder da Venezuela. Mas, agora, em meio a uma crise de energia que ameaça a Europa em razão da guerra na Ucrânia, gestos amistosos com líderes autoritários como Maduro e Mohammed Bin Salman, da Arábia Saudita, voltaram à cena, já que ambos possuem uma commodity valiosa: petróleo. Na segunda-feira, a União Europeia dá o primeiro passo para embargar o petróleo da Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro. A sanção promete afetar o mundo todo, já que Moscou é um grande exportador da commodity. Em busca de a

MAIOR AÇUDE DO NORDESTE ATINGIRÁ CAPACIDADE TOTAL DIA 1º

 


A barragem de Sobradinho, maior açude do Nordeste, verterá na próxima sexta-feira, 1º de abril, quando alcançará sua capacidade total, que é de 32 bilhões de metros cúbicos de água.

Hoje, segundo nota divulgada ontem pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que a administra, a barragem de Sobradinho acumula o equivalente a 99,40% de seu volume total.

A última vez que Sobradinho verteu foi em 2004, quando também verteu – pela primeira vez – a barragem do açude Castanhão. Naquele ano, Sobradinho eixou vazou pelo seu vertedouro 15 mil metros cúbicos por segundo, que adoçaram o mar em sua foz, entre Sergipe e Alagoas.

De acordo com a nota da Chesf, quando verter, daqui a três dias, Sobradinho deixará vazar 3 mil metros cúbicos por segundo. Este é o lado bom desta notícia. 

Há o lado ruim, que é este: a Agência Nacional de Águas (ANA) ainda não autorizou a ampliação a outorga de água para os canais Norte e Leste do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, que hoje é limitado a apenas 26 metros cúbicos por segundo, divididos meio a meio pelos dois canais.

O Projeto São Francisco, pela Lei que o criou, pode captar, quando Sobradinho estiver vertendo, até 100 metros cúbicos por segundo. Ora, a ANA já deveria ter anunciado a ampliação dessa outorga, tendo em vista que, hoje, há mais afluência do que defluência na barragem de Sobradinho. 

Eis uma questão que tem de ser encaminhado pela pressão política dos governadores e das bancadas federais de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

Com informações de Diário do Nordeste


Notícias mais lidas na semana.

VÍDEO: PREFEITURA DE LAGOA DE PEDRAS/RN DIVULGA ATRAÇÕES DO RÉVEILLON 2023; CONFIRA

IGUALMENTE A TEREZINHA MAIA, TOMBA FARIA PODERÁ SER CASSADO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA