TRE-RN E TJRN FAZEM PARCERIA PARA COMBATER FAKE NEWS NO PERÍODO ELEITORAL

Imagem
  O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e o Tribunal de Justiça (TJRN) se uniram para combater a propagação de notícias falsas, especialmente durante o período eleitoral. A parceria foi firmada entre os departamentos de Comunicação dos dois Tribunais. A ideia é que o TJRN, através de suas redes sociais, divulgue informações corretas e serviços sobre as eleições de 2022. Parceria com o TJRN visa ampliar a divulgação de informações verdadeiras sobre o processo eleitoral “O combate à desinformação é uma prioridade para o TRE-RN, bem como para toda a Justiça Eleitoral. Entendemos que fomentar a circulação de conteúdos verídicos e estimular a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos é o caminho para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação. A parceria com o TJRN, que possui, em uma única rede social, quase 30 mil seguidores, visa ampliar a divulgação de informações verdadeiras sobre o processo e

MAIS DE 1500 PROFISSIONAIS SÃO QUALIFICADOS PELA SESAP PARA ATENDER CASOS DE INFARTO NO RN

 


Com o objetivo de qualificar o atendimento às pessoas com problemas cardiovasculares no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou nesta quinta-feira 31 a nova Estratégia para o Fortalecimento da Linha de Cuidado aos Portadores de Doenças Cardiovasculares.

Como primeira ação dessa estratégia, a Sesap vai iniciar um curso de qualificação para 1517 profissionais de 35 unidades de saúde, prioritariamente na Região Metropolitana de Natal, com o objetivo de melhorar o manejo terapêutico do infarto agudo do miocárdio. O curso inicia em abril e segue até junho, dividido em 18 turmas. “Esse processo é tecido a muitas mãos e envolve a atuação em todas as frentes. Nós vamos treinar os profissionais de saúde para avançar no cuidado para salvar vidas. Nossa experiência vai servir para uma qualificação mais efetiva para todo o Estado do Rio Grande do Norte”, disse o secretário de Saúde Cipriano Maia, durante a apresentação.

A capacitação, assim como a formatação da estratégia, conta com a parceria de instituições como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Universidade Federal do RN (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Ao lado do infarto, a nova estratégia proposta pela Sesap vai tratar também de casos de acidente vascular encefálico, hipertensão arterial, diabetes e pé com risco de amputação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2019 a proporção de óbitos por problemas no aparelho cardiovascular no RN gira em torno dos 26%, sendo 9% apenas de infarto agudo do miocárdio – acima da média nacional.

A estratégia de fortalecimento das linhas de cuidados vai qualificar desde a prevenção, passando pelo controle e o manejo dos pacientes, até a reabilitação das doenças cardiovasculares. O trabalho passa por um mapeamento do quadro em todas as oito regiões de saúde do RN, estabelecendo fluxos e protocolos próprios para o atendimento de todos os casos.

Durante o evento, realizado na Escola de Saúde Pública do RN, também foi apresentado o projeto para implantação do método SPRINT, um conjunto de ferramentas da companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim (única empresa habilitada pelo Ministério da Saúde). A estratégia visa melhorar os cuidados iniciais, evitando sequelas do infarto agudo do miocárdio, promovendo o diagnóstico rápido e uma estratégia terapêutica mais adequada para reduzir a mortalidade.

As unidades que já estão utilizando o método são os hospitais regionais Telecila Freitas Fontes (Caicó), Josefa Godeiro (João Câmara) e Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim.

Na perspectiva do presidente da Sociedade Norteriograndense de Cardiologia, Dr. Antônio Amorim, o olhar direcionado para esse cuidado é urgente. “Muitas vezes perdemos vidas por falta dessa capacitação. Ter um olhar qualificado salva vidas”, reflete.

Para a promotora do Ministério Público Iara Pinheiro, o SUS é a melhor estratégia de saúde do país. “Entendemos que devemos apoiar e parabenizamos a Sesap. Temos visto avanço de organização de linhas de cuidados e nos espaços regionais. A promotoria está aqui porque entendemos que defender o sistema de Saúde é organizar para defender a saúde que é um bem coletivo e precisa ser ofertado com qualidade”, disse ela.

Participaram do evento a presidente do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia Soares, o representante do Conselho Estadual de Saúde, Sérgio Cabral e o superintendente do HUOL/EBSERH Stenio Gomes da Silveira.

Notícias mais lidas na semana.

MAIS UM GRUPO LIGADO AO DEPUTADO GALENO TORQUATO, ADERE AO GRUPO DO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

PREFEITO FLAVIO DE BEROI DESARTICULA OPOSIÇÃO E INTERMEDIA APOIO DE LIDERANÇAS NOVA-CRUZENSES AO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

9 PREFEITOS DO RN NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO; SAIBA QUAIS E OS MOTIVOS

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA