RODOVIÁRIA DE NATAL DEVE TER AUMENTO DE 35% NO FLUXO DE PASSAGEIROS DURANTE ÀS ELEIÇÕES DE 2022

Imagem
  A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste divulgou uma nota, nesta sexta-feira (30), informando sobre a ampliação das frotas de ônibus durante às eleições de 2022. Segundo o órgão, existe uma espera de 35% a mais de clientes na rodoviária rumo aos interiores. Além disso, as gratuidades existentes nas leis serão respeitadas normalmente pelas empresas. "No transporte da área metropolitana, o aumento ocorre de forma natural, visando atender o maior fluxo de demanda de usuários no dia das eleições. No transporte para o interior, a movimentação tem início de forma antecipada, com ônibus extras disponibilizados pelas empresas", disse o órgão. A medida foi recomendada pela Defensoria Pública da União (DPU). Leia também: Veja como vai funcionar a frota de ônibus no dia das eleições e confira linhas que vão operar Confira a nota completa divulgada pelo órgão: A RESPEITO DA RECOMENDAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (DPU) PARA QUE O TRANSPORTE PÚBLICO INTERMU

MAIS DE 1500 PROFISSIONAIS SÃO QUALIFICADOS PELA SESAP PARA ATENDER CASOS DE INFARTO NO RN

 


Com o objetivo de qualificar o atendimento às pessoas com problemas cardiovasculares no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou nesta quinta-feira 31 a nova Estratégia para o Fortalecimento da Linha de Cuidado aos Portadores de Doenças Cardiovasculares.

Como primeira ação dessa estratégia, a Sesap vai iniciar um curso de qualificação para 1517 profissionais de 35 unidades de saúde, prioritariamente na Região Metropolitana de Natal, com o objetivo de melhorar o manejo terapêutico do infarto agudo do miocárdio. O curso inicia em abril e segue até junho, dividido em 18 turmas. “Esse processo é tecido a muitas mãos e envolve a atuação em todas as frentes. Nós vamos treinar os profissionais de saúde para avançar no cuidado para salvar vidas. Nossa experiência vai servir para uma qualificação mais efetiva para todo o Estado do Rio Grande do Norte”, disse o secretário de Saúde Cipriano Maia, durante a apresentação.

A capacitação, assim como a formatação da estratégia, conta com a parceria de instituições como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Universidade Federal do RN (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Ao lado do infarto, a nova estratégia proposta pela Sesap vai tratar também de casos de acidente vascular encefálico, hipertensão arterial, diabetes e pé com risco de amputação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2019 a proporção de óbitos por problemas no aparelho cardiovascular no RN gira em torno dos 26%, sendo 9% apenas de infarto agudo do miocárdio – acima da média nacional.

A estratégia de fortalecimento das linhas de cuidados vai qualificar desde a prevenção, passando pelo controle e o manejo dos pacientes, até a reabilitação das doenças cardiovasculares. O trabalho passa por um mapeamento do quadro em todas as oito regiões de saúde do RN, estabelecendo fluxos e protocolos próprios para o atendimento de todos os casos.

Durante o evento, realizado na Escola de Saúde Pública do RN, também foi apresentado o projeto para implantação do método SPRINT, um conjunto de ferramentas da companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim (única empresa habilitada pelo Ministério da Saúde). A estratégia visa melhorar os cuidados iniciais, evitando sequelas do infarto agudo do miocárdio, promovendo o diagnóstico rápido e uma estratégia terapêutica mais adequada para reduzir a mortalidade.

As unidades que já estão utilizando o método são os hospitais regionais Telecila Freitas Fontes (Caicó), Josefa Godeiro (João Câmara) e Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim.

Na perspectiva do presidente da Sociedade Norteriograndense de Cardiologia, Dr. Antônio Amorim, o olhar direcionado para esse cuidado é urgente. “Muitas vezes perdemos vidas por falta dessa capacitação. Ter um olhar qualificado salva vidas”, reflete.

Para a promotora do Ministério Público Iara Pinheiro, o SUS é a melhor estratégia de saúde do país. “Entendemos que devemos apoiar e parabenizamos a Sesap. Temos visto avanço de organização de linhas de cuidados e nos espaços regionais. A promotoria está aqui porque entendemos que defender o sistema de Saúde é organizar para defender a saúde que é um bem coletivo e precisa ser ofertado com qualidade”, disse ela.

Participaram do evento a presidente do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia Soares, o representante do Conselho Estadual de Saúde, Sérgio Cabral e o superintendente do HUOL/EBSERH Stenio Gomes da Silveira.

Notícias mais lidas na semana.

EM PASSAGEM, PASSEATA E COMÍCIO MOSTRA FORÇA E LIDERANÇA DO PREFEITO JUNINHO EM APOIO AO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

NO RN, LULA ABRE MAIS DE 32 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE BOLSONARO

PESQUISA EXATUS: FÁTIMA CHEGA A 46,50%; FÁBIO DANTAS 12,55% E STYVENSON 11,15%

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA