CÂNCER DE INTESTINO PREOCUPA JOVENS E ADULTOS; CONHEÇA RISCOS E SINTOMAS

Imagem
  O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima, para o triênio de 2023 a 2025, mais de 45 mil casos de  câncer de intestino  por ano. De acordo com o Inca, são esperados cerca de 20 novos casos a cada 100 mil homens e de 21 a cada 100 mil mulheres. O câncer de intestino, também chamado de colorretal ou do  cólon e reto , abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus. Os sinais e sintomas mais comuns são: presença de sangue nas fezes, dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração, alteração no ritmo intestinal como diarreia ou constipação, emagrecimento rápido e não intencional, além de anemia, cansaço e fraqueza. O número de internações por câncer de intestino  aumentou 64% nos últimos dez anos , um resultado que preocupa especialistas de diferentes áreas. Alimentação influencia o risco de câncer de intestino O desenvolvimento do câncer de intestino tem forte impacto da alimentação. Dietas pobres em fibr

MÉDICOS DO ESTADO ENTRAM EM GREVE POR FALTA DE ACORDO COM A SESAP/RN



Após descumprimento de acordo por parte da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN), médicos potiguares decidiram decretar greve em assembleia realizada na noite dessa terça-feira (22), no Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed-RN). A categoria pede o reajuste de internível de 3% na reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da mesma forma que foi concedido a outras áreas da saúde. Apenas os médicos e cirurgiões dentistas ficaram de fora da reestruturação. As informações são da 98 FM.

Apenas os médicos e cirurgiões dentistas ficaram de fora da reestruturação. Por isso, a categoria havia aprovado uma proposta enviada ao secretário de saúde, Cipriano Maia, com relação as mudanças no PCCR estadual. O projeto previa o escalonamento da implementação do reajuste de internível e a inclusão da gratificação por especialização.

Nessa terça-feira, o titular da Sesap informou que a inclusão por gratificação havia ficado de fora da proposta do governo. O anúncio foi feito durante reunião com o Sinmed. Com isso, os médicos decidiram paralisar as atividades. No entanto, não há parada dos atendimentos neste primeiro momento.

A mobilização acontece como Operação Padrão, com tempo de atendimento mais prolongado, dando a devida atenção ao paciente, e realização de visitas às unidades de saúde para fiscalização de precariedades.

Ou seja, os pacientes serão atendidos com profissionais identificados como grevistas através de coletes.

Já nesta quinta-feira 24, a categoria realiza nova assembleia de avaliação do movimento de greve e deve votar a paralisação das atividades.

Notícias mais lidas na semana.

OS PEIXES DA PREFEITURA DE SERRINHA/RN POR MAIS DE R$ 56 MIL

SAIBA QUEM É A PROSTITUTA SUSPEITA DE PASSAR 4 MESES FINGINDO SER UM CORONEL DA FAB ASSASSINADO EM NATAL

AÇÃO CONJUNTA DO MPRN, PF, PRF, PM, SEAP E FORÇA NACIONAL REALIZA OPERAÇÃO EM SANTO ANTÔNIO E MAIS 9 CIDADES DO RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%