NA RETA FINAL DA CAMPANHA, DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES SEGUE RECEBENDO ADESÕES PELO RN

Imagem
A confirmação de um mandato que sempre trabalhou e trabalha a favor dos municípios e do povo do Rio Grande do Norte, segue recebendo apoios em plena reta final de campanha. Eu estou falando do mandato do deputado estadual Raimundo Fernandes que é candidato a reeleição e na tarde desta quarta-feira recebeu as adesões das lideranças Chagas e Diassis Lagoa. As adesões dos irmãos ao projeto do deputado Raimundo Fernandes ocorreu na residência do parlamentar no município de São Miguel, terra natal do deputado, e como testemunha do apoio estiveram presentes a vereadora Tyciana Fernandes e o prefeito Célio de Elizeu.

PROCURA POR VIAGENS INTERNACIONAIS CRESCE 30% NAS AGÊNCIAS POTIGUARES

 


O mercado de viagens internacionais segue aquecido no Rio Grande do Norte e em recuperação após quase dois anos de baixas por causa da pandemia. As agências potiguares registram bom movimento no início deste ano. Estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN) aponta que as vendas de passagens cresceram 30% em março no comparativo com o mês anterior. Entidades do setor afirmam que a alta é reflexo da demanda reprimida de viagens no período de maior isolamento social. As viagens planejadas previamente também contribuem para a aceleração da retomada do segmento.


O momento positivo acontece apesar do cenário global de instabilidade política e econômica, influenciada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. A guerra entre os países do leste elevou o preço do barril do petróleo, que chegou a encostar nos US$ 120 em fevereiro, o maior valor desde 2014. A Rússia é o segundo produtor de petróleo do mundo, o que significa que qualquer ação que modifique a oferta da commodity tenha impacto no mundo inteiro, jogando o preço dos combustíveis para cima, incluindo o querosene da aviação.

O empresário Abson Gosson detalha que a guerra teve um pequeno efeito nos primeiros dias, mas que logo foi contornado. “Num primeiro momento a gente teve uma retração porque as pessoas ficaram com medo. Esse confronto afeta muito os países daquela região: Polônia, Letônia, Lituânia, República Tcheca. Essas pessoas que tinham viagens para esses locais mudaram seus destinos. Por outro lado, a gente tem pessoas que estavam com viagens para os Estados Unidos, Canadá, Japão, essas pessoas continuam se programando, elas não deixarão de viajar, de planejar. Então o mercado segue muito aquecido”, reforça Gosson, que preside a Associação da Indústria de Hotéis (ABIH/RN).

O planejamento é o que vem mantendo o mercado em alta, conta a empresária Michelle Pereira, que também é presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN). Pereira diz que o cenário se assemelha ao patamar pré-covid e ressalta que se programar para viajar para outro país ou dentro do Brasil continua sendo a principal dica para economizar na hora de comprar as passagens.

“Se você se antecipar, com certeza conseguirá coisas boas, promoções interessantes, bons pacotes. Tivemos um período em que todo mundo ficou em casa por causa da pandemia, então as pessoas estão querendo viajar, estão precisando viajar. A guerra tem uma influência no mundo todo, mas os brasileiros, os potiguares estão se programando mais ultimamente. As viagens que acontecem hoje tiveram um planejamento de três, quatro meses”, destaca a empresária.

Quem sempre está se planejamento para a próxima viagem é a potiguar Maíra Camilo Daigle, que é casada com o canadense Yves Daigle há 18 anos. Desde que o engenheiro civil Yves se aposentou há três anos, o casal se divide entre temporadas de seis meses no Rio Grande do Norte e em Quebec, cidade localizada na parte francesa do Canadá. Os dois chegaram em Natal no mês de dezembro para fugir do inverno europeu e retornam para o Canadá em maio. Maíra conta que o ritmo de viagens permite melhor planejamento.

“A gente viaja com uma certa frequência, então nosso relacionamento com a agência também pesa muito. Isso permite que a gente tenha condições de sempre se programar. Estamos saindo de uma pandemia, onde todo mundo ficou trancado, querendo sair e as agências estão entendendo isso. A gente hoje vê muitas oportunidades legais, promoções, descontos e condições especiais para a gente poder viajar.

Claro que cada um tem as suas vidas, mas as pessoas estão procurando economizar para planejar uma viagem. A pandemia nos mostrou que o viver é mais importante do que ter”, diz Maíra.

Para quem não planejou a viagem, os efeitos da guerra entre Ucrânia e Rússia devem ser sentidos com mais intensidade, principalmente no mercado interno. Com o preço do barril de petróleo acima dos US$ 100, o valor do tíquete aéreo das principais rotas brasileiras aumentou 139% em relação aos preços médios praticados em março de 2021.

 A rota mais movimentada do Brasil, a ponte Rio de Janeiro/São Paulo ficou 113% mais cara, também no comparativo com março do ano passado. O levantamento é da buscadora de voos Kayak.

“Quando se fala no mercado doméstico, as passagens estão bem caras mesmo, com preços altíssimos para as viagens a curto prazo. Quem está querendo viajar por lazer está tendo essa dificuldade e vai ter que esperar mais um pouquinho para pagar menos. Infelizmente, as passagens aéreas a curto prazo estão bem caras por conta do querosene, que teve uma alta muito forte”, complementa Michelle Pereira.
Natal sedia encontro nacional do setor
Pela primeira vez, o Encontro Nacional de Presidentes das Abavs Estaduais acontecerá fora de São Paulo. O local escolhido para a edição 2022 do evento foi Natal, que até amanhã sediará a agenda com 22 presidentes estaduais das sucursais da Associação Brasileira de Agências de Viagens. A abertura do evento aconteceu na noite de ontem (31) no Serhs Natal Grand Hotel e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do prefeito Álvaro Dias e da presidente da ABAV nacional Magda Nassar.

“A gente está muito feliz, eu estou muito empolgada porque é o fortalecimento do trade nessa retomada. Dos 26 estados e Distrito Federal, 22 estarão aqui e muito não conhecem Natal, não conhecem o Rio Grande do Norte. A gente quer mostrar isso também, que temos estrutura para receber grandes eventos, congressos. Nosso estado é lindo e nosso povo é muito receptivo. Vamos fazer um evento na Praia da Pipa, com visitação a restaurantes típicos, passeios, enfim, estamos muito animados”, destaca Michelle Pereira, presidente da ABAV potiguar.

Notícias mais lidas na semana.

EM PASSAGEM, PASSEATA E COMÍCIO MOSTRA FORÇA E LIDERANÇA DO PREFEITO JUNINHO EM APOIO AO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

CARLOS EDUARDO AMPLIA DISTÂNCIA SOBRE ROGÉRIO NA RETA FINAL, APONTA PESQUISA SETA/BAND

SETA/BAND: FÁTIMA SOBE E ABRE 30 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE STYVENSON A 6 DIAS DA ELEIÇÃO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA