NA RETA FINAL DA CAMPANHA, DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES SEGUE RECEBENDO ADESÕES PELO RN

Imagem
A confirmação de um mandato que sempre trabalhou e trabalha a favor dos municípios e do povo do Rio Grande do Norte, segue recebendo apoios em plena reta final de campanha. Eu estou falando do mandato do deputado estadual Raimundo Fernandes que é candidato a reeleição e na tarde desta quarta-feira recebeu as adesões das lideranças Chagas e Diassis Lagoa. As adesões dos irmãos ao projeto do deputado Raimundo Fernandes ocorreu na residência do parlamentar no município de São Miguel, terra natal do deputado, e como testemunha do apoio estiveram presentes a vereadora Tyciana Fernandes e o prefeito Célio de Elizeu.

TUBERCULOSE: RN ESTÁ ACIMA DA MÉDIA DE CURA NO BRASIL

 

REPRODUÇÃO

Com 71,5% de cura e controle da tuberculose, o Rio Grande do Norte alcança o patamar acima da média do Brasil. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), o caminho seguido para manter a vigilância da doença no Estado é por meio de testagem, tratamento e, por fim, controle da doença e cura.

A proporção de cura entre os casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial no Brasil, em 2019, foi de 70,1%. Entre os casos pulmonares de retratamento de tuberculose confirmados por critério laboratorial, em 2019, o percentual de cura foi de 51,2%.

A enfermeira Valéria de Melo destacou que o diagnóstico é feito através da busca ativa por pessoas que estão em suspeita da doença nos municípios. "É fundamental o trabalho que vem sendo executado nos municípios de submeter a população aos exames específicos que são rápidos e sensíveis. Quanto mais cedo começar o tratamento, maior é a chance de cura e assim o controle", disse. 

Tuberculose

A tuberculose é uma das doenças mais antigas e que mais matam, só perdendo em 2020 para a pandemia da Covid-19. Hoje o Rio Grande do Norte tem mantido o ritmo de busca e diagnóstico estimulando a investigação e assim, em 2020, foram notificados 1.447 casos novos, enquanto que, em 2021, foram 1.206 novos casos.

"O RN é a sétima incidência do Brasil. Porque achamos e tratamos para que essa linha caia cada vez mais. Nossa investigação da doença chega a 35,6 de incidência e apenas quatro estados do País mantiveram o ritmo da busca ativa e diagnóstico mesmo com a pandemia", explica Valéria Melo. 

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é conseguir erradicar a tuberculose do mundo até o ano de 2035. O controle se dá através da melhoria do diagnóstico, detecção dos casos e a cura.

Tribuna do Norte

Notícias mais lidas na semana.

EM PASSAGEM, PASSEATA E COMÍCIO MOSTRA FORÇA E LIDERANÇA DO PREFEITO JUNINHO EM APOIO AO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

CARLOS EDUARDO AMPLIA DISTÂNCIA SOBRE ROGÉRIO NA RETA FINAL, APONTA PESQUISA SETA/BAND

SETA/BAND: FÁTIMA SOBE E ABRE 30 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE STYVENSON A 6 DIAS DA ELEIÇÃO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA