RESUMO DA SEMANA DO PREFEITO FLAVIO DE BEROI E SUA GESTÃO; CONFIRA

Imagem
O prefeito Flavio de Beroi começou a semana participando de um café da manhã para comemorar o dia do Gari. Na sede da secretaria obras, o prefeito se confraternizou com os servidores e falou da tão importante função da categoria para o município. Na terça-feira, 17, o gestor municipal acompanhado do vereador e presidente da câmara, Gelson Vitor, cumpriram uma extensa agenda para buscar melhorias para Nova Cruz. Durante o dia, se reuniram com o deputado federal Walter Alves, com o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira e o assessor político do deputado Raimundo Fernandes, Junior Colaça. Na quarta-feira,18, o Chefe do Poder Executivo nova-cruzense cumpriu agenda administrativa na sede da prefeitura, e que despachou vários assuntos pertinentes a administração pública do município. Já na quinta, 19, Flavio esteve em mais um dia de compromissos na sede da prefeitura, entre as demandas o prefeito se reunião com representantes do governo do estado, ambos firmaram parceria para

AEROPORTO DE NATAL: RELICITAÇÃO SEGUE TRAVADA E PRAZO PODE NÃO SER CUMPRIDO

 


Desde que a Inframérica anunciou a saída da administração do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, conhecido como Aeroporto Internacional de Natal, os potiguares e usuários do serviço aéreo vivem uma enorme dúvida formada em torno do futuro do equipamento aeroportuário. Em março de 2020 a administradora resolveu devolver amigavelmente a concessão ao Governo Federal, mas segue no comando do terminal até que uma nova licitação seja feita e uma nova empresa assuma a direção da principal porta de chegada de turistas ao Rio Grande do Norte.

A relicitação vem, seguidamente, passando por readequações nos prazos. Isso acontece porque o processo está praticamente travado em uma de suas fases, e não há previsão para o fim do impasse  e para que a licitação saia do papel, proporcionando que uma nova empresa assuma a concessão e libere a Inframérica, que alega perdas milionárias a cada mês no comando do terminal. O travamento está acontecendo no Tribunal de Contas da União (TCU), que recebeu a minuta do edital da relicitação, mas não o aprovou, alegando que algumas cláusulas que tratam de pendências entre Inframérica e Governo Federal deveriam estar definidas.

No fim do ano passado, o NOVO conversou com o secretário de Infraestrutura do Rio Grande do Norte, Gustavo Coelho, que nos passou a informação de que esse processo tinha um prazo para ser concluído até o fim do primeiro semestre de 2022, ou seja, até junho. Hoje, o Ministério da Infraestrutura trabalha com a previsão de que o certame seja feito em julho, mas as esperanças de que o imbróglio no TCU seja resolvido não são muitas, o que faz crer que o processo seja concluído apenas em 2023, atrasando ainda mais a aguardada mudança na administração do Aeroporto de Natal.

Com o processo no gabinete do ministro Aroldo Cedraz, relator do caso, há quatro meses, os interessados que a licitação aconteça se movimentam e se revezam em cobranças para que a pauta ande e passe para as etapas seguintes até que se finalize a relicitação. Na última quarta-feira (27), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, esteve em Brasília, para uma audiência com o ministro relator do processo no TCU.

“Precisamos de respostas e passos concretos para superar os impasses e possamos ter o processo de relicitação feito o mais rápido possível. Aqui nosso apelo para que o governo federal possa agilizar isso, adotando as tratativas necessárias”, disse a governadora em sua estadia na capital federal, que completou falando da importância do terminal: “Não estamos falando de um equipamento qualquer, é um equipamento fundamental, imprescindível para a promoção do desenvolvimento econômico e social do RN, fundamental para o turismo.”

O impasse está no valor da indenização que o Governo Federal deve pagar à concessionária, Inframérica, em compensação a investimentos não amortizados. Segundo a empresa, o valor a ser compensado gira em torno de R$ 700 milhões, enquanto que nos cálculos do Governo, o pagamento deve ser de R$ 450 milhões. O Governo defende que o edital possa ser publicado com os valores ainda indefinidos, no entanto, o Tribunal de Contas, por meio do ministro relator, não decidiu ainda como deve proceder quanto a isso, e está analisando o processo desde dezembro passado.

Caso o edital seja publicado e a licitação ocorra até o mês de julho, existe a possibilidade de que a assinatura de contrato com a nova concessionária aconteça até dezembro deste ano. Caso o processo não ande e o edital precise de valores definitivos, que serão estipulados por meio de uma auditoria independente contratada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a previsão de realização da licitação vai para o primeiro semestre de 2023, com o contrato podendo ser assinado até o fim do ano, o que atrasaria todo o processo em cerca de um ano.

Notícias mais lidas na semana.

PREFEITO FLAVIO DE BEROI DESARTICULA OPOSIÇÃO E INTERMEDIA APOIO DE LIDERANÇAS NOVA-CRUZENSES AO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

9 PREFEITOS DO RN NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO; SAIBA QUAIS E OS MOTIVOS

AGRESTE: GRUPO POLÍTICO DE OPOSIÇÃO EM LAGOA D´ANTA DECLARA APOIO AO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA