TRE-RN E TJRN FAZEM PARCERIA PARA COMBATER FAKE NEWS NO PERÍODO ELEITORAL

Imagem
  O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e o Tribunal de Justiça (TJRN) se uniram para combater a propagação de notícias falsas, especialmente durante o período eleitoral. A parceria foi firmada entre os departamentos de Comunicação dos dois Tribunais. A ideia é que o TJRN, através de suas redes sociais, divulgue informações corretas e serviços sobre as eleições de 2022. Parceria com o TJRN visa ampliar a divulgação de informações verdadeiras sobre o processo eleitoral “O combate à desinformação é uma prioridade para o TRE-RN, bem como para toda a Justiça Eleitoral. Entendemos que fomentar a circulação de conteúdos verídicos e estimular a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos é o caminho para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação. A parceria com o TJRN, que possui, em uma única rede social, quase 30 mil seguidores, visa ampliar a divulgação de informações verdadeiras sobre o processo e

CÂNCER DE OVÁRIO: GINECOLOGISTA ESLCARECE SINTOMAS DA DOENÇA

 

Foto: Ilustrativa

Neste domingo 8, além de ser celebrado o Dia das Mães, a data marca um importante alerta à saúde das mulheres: 8 de maio é o Dia Mundial do Câncer de Ovário. Apesar de ser uma “doença silenciosa”, o câncer de ovário requer muita atenção, pois é a segunda neoplasia ginecológica mais comum entre as mulheres – atrás apenas do câncer de colo do útero, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Estimativas do Instituto apontam que no Brasil sejam diagnosticados cerca de 6.650 casos por ano do triênio 2020/2022 e um número de óbitos de quase 4 mil, em cada um desses anos.

A evidência à luta contra o câncer de ovário é importante, pois dentre os tipos de câncer que afetam exclusivamente as mulheres, o de ovário é um dos que mais causam morte. Isto acontece pela dificuldade com o diagnóstico precoce da doença, tendo sintomas que podem ser confundidos com outras enfermidades. De acordo com o Inca, cerca de 75% dos casos são descobertos em estágio avançado.

Sobre a identificação da doença, Robinson Dias, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn), alerta que é importante o especialista estar atento aos fatores causadores da doença e examinar com mais cuidado as mulheres de 50 ou mais. Alguns dos fatores de risco são a infertilidade, não ter tido filhos, uma menarca precoce, menopausa tardia, além de histórico familiar de câncer de ovário e/ou mama.

“Em seu período inicial, o câncer de ovário não apresenta sinais específicos, contudo, com o passar do tempo, o corpo pode manifestar alguns sintomas indicando a presença do câncer. São eles: pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas, náusea, indigestão, prisão de ventre, diarreia e cansaço constante”, esclarece o ginecologista.

“O indicado para a prevenção da doença é prestar atenção a estes fatores de risco, sempre ser franca com o médico sobre seu histórico para ele ficar alerta, além de manter uma rotina de vida saudável, principalmente após os 50 anos”, indica o presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn). O médico acrescenta que estudos indicam ser possível reduzir a possibilidade de ter o câncer de ovário com o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, gestação e amamentação.

Porém, Robinson Dias reforça a importância da regularidade na consulta médica para o médico ter uma concepção dos riscos. Caso haja alguma suspeita, Dias explica que deve ser realizado o exame clínico ginecológico, como também poderão ser pedidos exames laboratoriais e de imagem.

Notícias mais lidas na semana.

MAIS UM GRUPO LIGADO AO DEPUTADO GALENO TORQUATO, ADERE AO GRUPO DO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

PREFEITO FLAVIO DE BEROI DESARTICULA OPOSIÇÃO E INTERMEDIA APOIO DE LIDERANÇAS NOVA-CRUZENSES AO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

9 PREFEITOS DO RN NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO; SAIBA QUAIS E OS MOTIVOS

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA