TRE-RN E TJRN FAZEM PARCERIA PARA COMBATER FAKE NEWS NO PERÍODO ELEITORAL

Imagem
  O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e o Tribunal de Justiça (TJRN) se uniram para combater a propagação de notícias falsas, especialmente durante o período eleitoral. A parceria foi firmada entre os departamentos de Comunicação dos dois Tribunais. A ideia é que o TJRN, através de suas redes sociais, divulgue informações corretas e serviços sobre as eleições de 2022. Parceria com o TJRN visa ampliar a divulgação de informações verdadeiras sobre o processo eleitoral “O combate à desinformação é uma prioridade para o TRE-RN, bem como para toda a Justiça Eleitoral. Entendemos que fomentar a circulação de conteúdos verídicos e estimular a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos é o caminho para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação. A parceria com o TJRN, que possui, em uma única rede social, quase 30 mil seguidores, visa ampliar a divulgação de informações verdadeiras sobre o processo e

RN TEM CRESCIMENTO DE 5,7% NA QUANTIDADE DE ELEITORES

 


O prazo para alistamentos de novos eleitores, transferências e revisões de domicílios eleitorais será encerrado em todo país nesta quarta-feira (04), mas as estatísticas de abril do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  apontam que 2.507.801 eleitores já estão aptos ao voto nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte, o que corresponde a 1,67% de todo o eleitorado do Brasil – 149.836.269 pessoas.

O Rio Grande do Norte conta com 135.253 eleitores a mais em relação ao pleito de 2018, quando  2.372.548 estavam aptas ao voto. Um crescimento de 5,7%. 

Já em  dezembro de 2021, os dados da Justiça Eleitoral mostravam que havia 2.456.411 eleitores no Estado. Portanto, o crescimento do número de eleitores entre janeiro e abril de 2022 foi de 51.390 pessoas.

Em comparação com o número de eleitores dos 167 municípios do Estado, os dez maiores colégios eleitorais respondem por quase a metade (48,51%) dos eleitorado potiguar. Juntos, contam com 1.216.550 eleitores, sendo que seis são localizados na Grande Natal, dois na região do Seridó e dois na  região Oeste.

Somente Natal com 575.797 eleitores, abriga 22,96% dos eleitores norteriograndenses, seguido de Mossoró, 181.136 eleitores (7,22%; Parnamirim, 132.408 (5,28%) e São Gonçalo do Amarante, 71.109 (2,84%).

Para os eleitores retardatários que estão em dificuldades em  acessar o atendimento online, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) está realizando atendimento presencial ao eleitor de Natal no Fórum Eleitoral, situado na avenida Rui Barbosa, 215, Tirol.

Em razão da instabilidade no sistema e da elevada demanda de atendimento presencial, o TRE-RN ampliou horário de atendimento ao eleitor, nos Cartórios Eleitorais, boxes de atendimento e eleitora e postos de atendimento de todo Estado nesta reta final do fechamento do cadastro eleitoral.

Hoje, o atendimento presencial em todo o Estado será das 8 horas às 17 horas, enquanto no 04 o horário de atendimento ao eleitor será das 8 horas às 18 horas, com distribuição de fichas, a partir do início do expediente.

A ampliação do horário de atendimento acontece em razão da instabilidade no sistema ELO, verificada ontem, e da elevada demanda de atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais em Natal e no interior do Estado.

A fim de obter a emissão da primeira via do título, bastam apenas três documentos e os dados devem ser preenchidos na plataforma Título Net. O alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos.

Os procedimentos também podem ser feitos pela internet, de forma simples e rápida, através do Autoatendimento do Eleitor no site do TRE-RN. No atendimento on-line também é possível acompanhar o andamento da solicitação, imprimir o título de eleitor, consultar a existência de multa eleitoral, emitir certidões, entre outros serviços. 

Durante o período em que o cadastro eleitoral estiver fechado, a partir da quinta-feira (05), o cidadão não poderá tirar o título ou resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas eleições. Só aqueles que estiverem cadastrados e regulares com a Justiça Eleitoral poderão votar nas Eleições 2022, 

 Em 2022, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. No Rio Grande do Norte, além do cargo de governador e uma vaga de senador, estarão em disputa oito cadeiras para a Câmara Federal e 24 à Assembleia Legislativa. A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.. 

Além do fim do prazo para o cadastramento eleitoral, nesta quinta também é o último dia para que presos provisórios e adolescentes internados que não possuírem inscrição eleitoral regular na unidade da Federação onde estejam localizados, sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votarem nas eleições de 2022, mediante revisão ou transferência do seu título eleitoral.

Notícias mais lidas na semana.

MAIS UM GRUPO LIGADO AO DEPUTADO GALENO TORQUATO, ADERE AO GRUPO DO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

PREFEITO FLAVIO DE BEROI DESARTICULA OPOSIÇÃO E INTERMEDIA APOIO DE LIDERANÇAS NOVA-CRUZENSES AO DEPUTADO RAIMUNDO FERNANDES

9 PREFEITOS DO RN NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO; SAIBA QUAIS E OS MOTIVOS

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO

ESCOLINHA DE FUTEBOL ACADEMIA ESTEVÃO
ESCOLINHA PARCEIRA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA