ANESTESISTAS SUSPENDERÃO ATENDIMENTO PELO SUS NO RN POR FALTA DE PAGAMENTO

Imagem
  Vinícius Luz lamenta a falta de proposta por parte do Poder Público No próximo dia 15, médicos anestesiologistas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) deverão suspender os atendimentos em todo o estado. O indicativo foi aprovado nesta quinta-feira pela cooperativa da categoria (Coopanest) em decorrência do atraso nos pagamentos do Governo do RN e Prefeitura do Natal, totalizando R$ 4 milhões. De acordo com a Coopanest, não houve proposta com relação à regularização dos honorários, após reunião entre a categoria e o subsecretário de Planejamento e Gestão, da Secretaria de Saúde do RN, Elan Miranda, e secretário de Saúde de Natal, George Antunes. Segundo a cooperativa, o último pagamento realizado aos médicos ocorreu em junho de 2022. Com a suspensão no atendimento, as cirurgias eletivas contratadas pelo SUS no Rio Grande do Norte deixarão de ser realizadas, onde a média corresponde a 5.200 procedimentos mensais. “Reintero que estamos abertos ao diálogo na busca de uma solução

COM IMPACTO DA INFLAÇÃO E DA GUERRA, PRODUTOS JUNINOS FICAM ATÉ 41% MAIS CAROS

 

Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo


O impacto da inflação e o efeito da guerra entre Rússia e Ucrânia refletem nos preços dos itens consumidos nas festas juninas. Um dos produtos mais tradicionais nesta época, o milho ficou 41,88% mais caro em um ano, de acordo com levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Além do milho, o fubá e a abóbora lideram os aumentos, com 41,58% e 34,77% de reajuste, respectivamente. “Todos os produtos alimentícios subiram, principalmente os industrializados que têm mais estapas de processamento e frete. Por isso, não seria diferente com os itens de festas juninas”, avalia o economista Guilherme Moreira, coordenador do IPC-Fipe.

Mas o principal destaque é o milho, insumo que faz parte de várias receitas juninas. “O produto faz parte das commodities (matérias-primas com cotação internacional) agrícolas que, após a guerra da Ucrânia, dispararam o preço no mercado internacional. Isso acabou impactando nesses itens aqui”, explica Moreira.

Todos produtos com soja, milho e trigo, que são commodities, acabaram subindo mais pelo efeito da guerra, que disparou a cotação, o que se espalhou por outros itens.

R7

Notícias mais lidas na semana.

COMISSÃO DO TRE-RN DÁ PARECER PELA REPROVAÇÃO DE CONTAS DA CAMPANHA WENDEL LAGARTIXA

VÍDEO: TORRE DESABA E ATINGE CASAS NA CIDADE DE BREJINHO, AGRESTE POTIGUAR

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA