RODRIGO PACHECO É REELEITO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL

Imagem
  O senador   Rodrigo Pacheco   (PSD-MG) foi reeleito presidente do   Senado   e comandará a Casa pelos próximos dois anos, após votação ocorrida nesta quarta-feira (1º), que terminou 49 a 32. Pacheco, que contou com o apoio do PT, venceu a disputa contra  Rogério Marinho  (PL-RN), que contava com o apoio da bancada ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação ocorreu após a posse dos novos 27 senadores. Em discurso antes da votação, o presidente reeleito se posicionou novamente a favor da independência entre os Três Poderes. Quanto a protestos de parlamentes ligados a Bolsonaro, Pacheco afirmou que não fez nenhum ato para classificá-lo como adversário do governo na última gestão.

PAPA NOMEIA MULHERES PARA CONSELHO DO VATICANO PELA 1ª VEZ NA HISTÓRIA

 


O papa Francisco nomeou três mulheres — duas freiras e uma advogada — para fazer parte de um dos principais conselhos do Vaticano que, entre outras funções, aconselha na escolha dos bispos ao redor do mundo. É a primeira vez na história que mulheres participam do grupo.

A nomeação ocorreu nesta quarta-feira (13). As escolhidas foram Raffaella Petrini, vice-governadora da Cidade do Vaticano, Yvonne Reungoat, freira e ex-superior geral de uma ordem religiosa e Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial da Igreja Católica Organizações de Mulheres.

Outros 11 novos membros, entre cardeais, bispos e padres, também foram designados para o conselho, em mandatos que duram cinco anos. O grupo se reúne duas vezes ao mês para discutir a indicação de novos bispos.

Em entrevista no mês passado, o papa Francisco já havia manifestado o interesse em colocar mulheres na instância decisória do Vaticano. “As coisas estão se abrindo um pouco”, disse à agência de notícias Reuters.

Anteriormente, o pontífice nomeou outras mulheres para diferentes departamentos do Vaticano, como a Irmã Alessandra Smerilli, número dois do escritório de desenvolvimento — que trabalha com questões de justiça e paz — e Nathalie Becquart, co-subsecretária do Sínodo dos Bispos.

Com informações do Metrópoles


Notícias mais lidas na semana.

[ VÍDEOS ] INDIGNADA, POPULAÇÃO DE JUNDIÁ/RN PROTESTA CONTRA VEREADORES DA OPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DOS CONTRATOS

VÍDEO: ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS GRAVES NA BR-101, NO RN

NOITE DE TERROR: BANDIDOS FAZEM SEQUESTRO E ATIRAM CONTRA VIATURA DA PM NO RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%