MEC DIVULGA EDITAIS DO SISU, PROUNI E FIES

Imagem
  O Ministério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para acessar o material, os estudantes participantes desses certames devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC. O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. E para o Fies, elas terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês. Segundo o MEC, em todos os processos seletivos a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. “Para o Prouni, serão válidas também as notas

41% DE BARES E RESTAURANTES DO RN FECHAM JUNHO NO VERMELHO



No Rio Grande do Norte, 41% dos bares e restaurantes terminaram no vermelho no mês de junho. O resultado, ainda considerado alto pelo setor, teve melhora em relação ao mês anterior, quando 48% dos empreendimentos apresentaram prejuízo no fluxo de caixa. Fatores como o turismo animam o setor para os próximos meses, mas outros como a inflação e preços dos insumos ainda preocupam.

Nesse período, a quantidade de bares e restaurantes que tiveram lucro saiu de 23% em maio para 24% em julho. O resultado foi o melhor desde abril, quando 30% dos estabelecimentos terminaram o mês no azul. Os dados são da pesquisa da situação econômica da alimentação fora do lar, produzido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel/RN), e que a TRIBUNA DO NORTE teve acesso.

“Vemos uma tendência de melhora. Daqui para frente vai melhorar um pouquinho”, disse o presidente da Abrasel/RN, Paolo Passarielo. Ele atribui à reação do setor a diminuição das chuvas e o aumento de turistas durante o mês de julho.

A pesquisa também mostra que 37% das empresas pretendem contratar novos funcionários até o final do ano, enquanto outras 55% pretendem manter o quadro e 8% têm a intenção de demitir empregados no período. Esse também é um resultado que indica tendência de melhora no setor, segundo o presidente da Abrasel/RN. No entanto, a inflação preocupa.

Três a cada quatro proprietários de bares e restaurantes não conseguem repassar os valores dos aumento de custos. “O nosso resultado está sendo penalizado para não aumentar os preços dos cardápios, para não assustar os clientes”, disse Paolo Passarielo. “A inflação segue sendo a maior responsável pelos resultados ruins. Para termos uma melhora vai depender dos preços dos insumos”, complementou.

A pesquisa sobre o setor foi realizada com empresários do ramo entre os dias 20 e 28 de julho no Rio Grande do Norte. Na apuração, também foi revelado que dois terços dos estabelecimentos têm empréstimos contratados, sendo que 39% desses têm parcelas em atraso. A média de comprometimento do custo mensal com pagamento de dívidas bancárias é de 11,3%.

Tribuna do Norte

Notícias mais lidas na semana.

[ VÍDEOS ] INDIGNADA, POPULAÇÃO DE JUNDIÁ/RN PROTESTA CONTRA VEREADORES DA OPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DOS CONTRATOS

VÍDEO: ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS GRAVES NA BR-101, NO RN

NOITE DE TERROR: BANDIDOS FAZEM SEQUESTRO E ATIRAM CONTRA VIATURA DA PM NO RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%