GUERRA NA UCRÂNIA DÁ NOVO IMPULSO A PROTAGONISMO PETRODITADURAS

Imagem
  Com menos petróleo russo no mercado e um embargo ao produto que deve começar na segunda-feira, governos autoritários produtores de petróleo são recebidos com cordialidade por países dependentes. O governo da Venezuela fez questão de divulgar em suas redes sociais uma imagem da COP-27 em que Nicolás Maduro é recebido calorosamente pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O gesto chamou atenção porque, em 2019, a França rechaçou Maduro e reconheceu Juan Guaidó como líder da Venezuela. Mas, agora, em meio a uma crise de energia que ameaça a Europa em razão da guerra na Ucrânia, gestos amistosos com líderes autoritários como Maduro e Mohammed Bin Salman, da Arábia Saudita, voltaram à cena, já que ambos possuem uma commodity valiosa: petróleo. Na segunda-feira, a União Europeia dá o primeiro passo para embargar o petróleo da Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro. A sanção promete afetar o mundo todo, já que Moscou é um grande exportador da commodity. Em busca de a

CACHOEIRA DE AREIA E FALÉSIA: 30% DO MORRO DO CARECA PODE DEIXAR DE EXISTIR EM 10 ANOS

 


O Morro do Careca é uma área ambiental protegida desde 1997, e é considerada patrimônio histórico e cultural da cidade de Natal. A junção da mata atlântica com a areia das dunas formam um dos cartões postais mais conhecidos da capital potiguar. Essa paisagem não é estática e tem sofrido alterações naturais e humanas ao longo das últimas décadas.

O repórter do AGORA RN Ney Douglas visitou o Morro e verificou a existência de uma “cachoeira” de areia. Com o processo, uma espécie de falésia apareceu recentemente na base da duna, possuindo cerca de 2 metros de altura. As falésias, chamadas de grupo Barreiras – estrutura geológica de cor avermelhada presente na base do Morro do Careca – estão ficando cada vez mais expostas.

Essa área é isolada com uma cerca de proteção para evitar o trânsito de pessoas, mas mesmo assim é muito comum ver banhistas na parte de dentro da cerca. A presença de pessoas nessa região é perigosa pois a qualquer momento pode haver um deslocamento natural de massa.

A subida de pessoas no Morro do Careca deve continuar sendo evitada pois essa ação acelera a movimentação da areia, que se desloca para a base e consequentemente é levada pelas ondas do mar, contribuindo para a diminuição do Morro. O transporte eólico – quando parte da areia da costa é levada pelo vento – e a movimentação do mar também influenciam o processo de erosão.

Ainda não existe uma previsão exata de quanto tempo a estrutura do Morro pode mudar drasticamente. Porém, analisando a paisagem atual com a de 20 anos atrás, é nítida a mudança principalmente na vegetação.

Pelo fato de não existir um estudo direcionado ao processo erosivo, se torna muito difícil obter números exatos de quanta areia foi depositada e quanta foi erodida, e também dificulta na hora de decidir quais são as melhores medidas para retardar a erosão. Segundo o pesquisador e professor de geografia na UFRN, Rodrigo de Freitas, se nada for feito, daqui a 10 anos 30% do morro pode deixar de existir.

De acordo com ele, o Morro do Careca é muito importante para a cidade desde o ponto de vista geográfico, geológico, biológico, cultural e econômico. “O Morro do Careca é um dos principais símbolos visuais de Natal e do Rio Grande do Norte. Se a gente não cuida dessa identidade a gente tá matando uma parte cultural, e também o aspecto econômico. Pois em função de ter uma identidade forte, as pessoas vêm de longe para ver, tem uma importância econômica muito grande. Se o Morro acabar a gente vai matar uma parte da identidade de Natal e também da economia”, informou.

Notícias mais lidas na semana.

VÍDEO: PREFEITURA DE LAGOA DE PEDRAS/RN DIVULGA ATRAÇÕES DO RÉVEILLON 2023; CONFIRA

IGUALMENTE A TEREZINHA MAIA, TOMBA FARIA PODERÁ SER CASSADO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA