GUERRA NA UCRÂNIA DÁ NOVO IMPULSO A PROTAGONISMO PETRODITADURAS

Imagem
  Com menos petróleo russo no mercado e um embargo ao produto que deve começar na segunda-feira, governos autoritários produtores de petróleo são recebidos com cordialidade por países dependentes. O governo da Venezuela fez questão de divulgar em suas redes sociais uma imagem da COP-27 em que Nicolás Maduro é recebido calorosamente pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O gesto chamou atenção porque, em 2019, a França rechaçou Maduro e reconheceu Juan Guaidó como líder da Venezuela. Mas, agora, em meio a uma crise de energia que ameaça a Europa em razão da guerra na Ucrânia, gestos amistosos com líderes autoritários como Maduro e Mohammed Bin Salman, da Arábia Saudita, voltaram à cena, já que ambos possuem uma commodity valiosa: petróleo. Na segunda-feira, a União Europeia dá o primeiro passo para embargar o petróleo da Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro. A sanção promete afetar o mundo todo, já que Moscou é um grande exportador da commodity. Em busca de a

ESTADOS UNIDOS CONFIRMAM MORTE DE LÍDER DA AL QAEDA

 

Ayman al-Zawahiri se tornou o número 1 da Al Qaeda após a morte de Osama Bin Laden

SITE INTELLIGENCE GROUP/AFP - ARQUIVO


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou na noite desta segunda-feira (1º) a morte do líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em um ataque com drone em Cabul, capital do Afeganistão.

Segundo Biden, al-Zawahiri estava sendo monitorado há algum tempo pelas forças de segurança dos Estados Unidos, que estudavam qual era o melhor momento para realizar o ataque. Após sinal verde do presidente, as forças de segurança do país deram prosseguimento com o ataque.

Ainda de acordo com o presidente, nenhum membro da família de al-Zawahiri foi atingido durante o bombardeio. Biden também destacou que não foram registradas baixas civis na missão.

“Não importa quanto tempo demore, não importa onde você se esconda. Se você ameaçar nosso povo, os Estados Unidos te encontrão e vão te eliminar”, enfatizou Biden durante pronunciamento ao povo americano.

Poucas horas antes, a imprensa dos Estados Unidos especulava a morte de al-Zawahiri, uma vez que fontes do governo haviam revelado que uma missão contra um "alvo da Al Qaeda" tinha sido bem sucedida.

Número dois da Al Qaeda, al-Zawahiri assumiu o cargo de líder da organização terrorista após a morte de Osama Bin Laden, também pelas mãos das forças de segurança dos Estados Unidos. Ambos planejaram os atentados de 11 de Setembro, que tiraram a vida de cerca de 3.000 pessoas em 2001.

"A Justiça foi feita e esse líder terrorista não existe mais", conluiu.

Notícias mais lidas na semana.

IGUALMENTE A TEREZINHA MAIA, TOMBA FARIA PODERÁ SER CASSADO

TRE-RN VAI RETOTALIZAR VOTOS DAS PROPORCIONAIS

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA