GUERRA NA UCRÂNIA DÁ NOVO IMPULSO A PROTAGONISMO PETRODITADURAS

Imagem
  Com menos petróleo russo no mercado e um embargo ao produto que deve começar na segunda-feira, governos autoritários produtores de petróleo são recebidos com cordialidade por países dependentes. O governo da Venezuela fez questão de divulgar em suas redes sociais uma imagem da COP-27 em que Nicolás Maduro é recebido calorosamente pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O gesto chamou atenção porque, em 2019, a França rechaçou Maduro e reconheceu Juan Guaidó como líder da Venezuela. Mas, agora, em meio a uma crise de energia que ameaça a Europa em razão da guerra na Ucrânia, gestos amistosos com líderes autoritários como Maduro e Mohammed Bin Salman, da Arábia Saudita, voltaram à cena, já que ambos possuem uma commodity valiosa: petróleo. Na segunda-feira, a União Europeia dá o primeiro passo para embargar o petróleo da Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro. A sanção promete afetar o mundo todo, já que Moscou é um grande exportador da commodity. Em busca de a

MÊS DE AGOSTO TERÁ MAIS DIAS ENSOLARADOS E MAIOR CIRCULAÇÃO DE VENTOS, APONTA EMPARN

 


O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou ocorrência de chuvas em 65 municípios nesta segunda-feira 1, primeiro dia do mês de agosto. Climatologicamente, a partir deste mês ocorre a diminuição do volume de chuvas no estado, os dias são mais ensolarados e há aumento da circulação e da intensidade dos ventos.

“Com a chegada do inverno no hemisfério Sul, o centro de alta pressão localizado no centro do Atlântico Sul faz com que os ventos cheguem no Nordeste com mais intensidade, condição que não favorece a formação de nuvens de chuvas. Até meados de outubro o potiguar deverá vivenciar o aumento dos ventos e as temperaturas mais amenas”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A previsão da semana é de ocorrência de pancadas de chuva praticamente todos os dias durante as madrugadas e início das manhãs. “As chuvas poderão aumentar um pouco entre a quarta e quinta-feira, sempre no período noturno e começo das manhãs, momento onde se tem a influência do sistema de brisa. Com a atuação desse sistema, o vento que transporta e distribui a umidade para o território e favorece a formação de nuvens de chuva e até a diminuição da temperatura”, comentou Bristot.

Balanço do final de semana

O último final de semana de julho registrou chuvas de baixa intensidade em todas as regiões do estado. O Sistema de Monitoramento da Emparn registrou o maior volume em Campo Redondo (Agreste Potiguar) com 36,6mm seguido por Carnaubais (Oeste Potiguar) com 34.6mm, Pureza (Leste Potiguar) e Caiçara do Norte (Agreste Potiguar), cada um com 22.2mm.

“As condições meteorológicas favoráveis- com as águas mais aquecidas dos Oceano Atlântico associada a atuação do vento carregando a umidade para o território, por exemplo, provocaram as chuvas do final de semana no estado”, comentou.

Previsão da semana dia a dia

01/08/22 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral e Agreste.

02/08/22 – terça-feira – Céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões.

03/08/22 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões.

04/08/22 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões.

05/08/22 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

06/08/22 – sábado – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral e Agreste.

07/08/22 – domingo – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Notícias mais lidas na semana.

IGUALMENTE A TEREZINHA MAIA, TOMBA FARIA PODERÁ SER CASSADO

TRE-RN VAI RETOTALIZAR VOTOS DAS PROPORCIONAIS

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA