RN TEM AUMENTO DE MAIS DE 800% NOS CASOS DE DENGUE EM 2022

Imagem
  O Rio Grande do Norte teve um aumento nos casos de dengue, chikungunya e zika neste ano de 2022. Os dados registrados até o dia 22 de outubro, data do último boletim das arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), são superiores a todo o ano de 2021. Os casos confirmados de dengue, por exemplo, subiram 830% em comparação com o ano passado. Neste ano, foram confirmados 11.330 casos enquanto em 2021 esse número foi de 1.218.  O número de mortes também cresceu: de  1 para 19 . Em maio deste ano, o RN decretou situação de emergência no estado por conta dos casos elevados de arboviroses. Em agosto, a Sesap chegou a anunciar o fim da epidemia, mas recuou e manteve a situação crítica do quadro no estado. A pasta, inclusive,  fez um novo alerta à população diante da chegada do período epidêmico das arboviroses, compreendido entre novembro e maio , quando as altas temperaturas, combinadas às chuvas aceleram a reprodução do mosquito transmissor, aumentando a disseminação dess

PESQUISA TCM/TS2 - GOVERNO: FÁTIMA TEM 41%, STYVENSON 19% E FÁBIO DANTAS 10%

 


O novo levantamento da pesquisa TCM/TS2 realizado de 18 a 21 de agosto perguntou aos entrevistados: se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para Governador(a)? A atual governadora Fátima Bezerra (PT) aparece em primeiro lugar com 41% das intenções de voto na pesquisa estimulada.

Em seguida, o candidato Capitão Styvenson (Podemos) é o segundo candidato mais citado com 19% das intenções. Em terceiro aparece os que responderam ‘Branco/Nulo/Nenhum’ com 15%. ‘Não sabem/Não responderam’ aparecem com 13%.

Fábio Dantas (Solidariedade) tem hoje 10% das intenções de voto. Rosália Fernandes (PSTU), Clorisa Linhares (PMB) e Danniel Morais (Psol) atingiram 1%. Os outros três candidatos foram citados, mas não atingiram nem 1%: Nazareno Neris (PMN), Rodrigo Vieira (DC) e Bento (PRTB).

Rejeição

A mesma pesquisa também perguntou sobre a rejeição aos candidatos. Os entrevistados responderam a seguinte questão: em quem você não votaria de jeito nenhum para Governo do Estado? Neste cenário, 40% dos eleitores ‘Não souberam/Não responderam’.

A governadora, que busca reeleição, aparece como a candidata mais rejeitada, com 23%. O Capitão Styvenson do Podemos aparece com 16%. Não votaria em ‘nenhum’ agora é 11%.

O candidato Fábio Dantas (Solidariedade) é rejeitado por 7% dos eleitores entrevistados. A opção ‘votaria em qualquer um’ também aglutinou 7% dos entrevistados.

Clorisa Linhares (PMB), Danniel Morais (PSOL), Rosália Fernandes (PSTU) e Bento (PRTB) aparecem com 2% cada um. Os candidatos Rodrigo Vieira (DC) e Nazareno Neris (PMN) foram citados por 1% dos entrevistados.


Variação entre Pesquisas

Em abril deste ano, a TCM e o Instituto TS2 lançaram a primeira pesquisa da série de levantamentos para esta eleição. Em 4 de abril, Fátima Bezerra, aparecia na pesquisa estimulada com 35%, agora tem 41%. O senador Capitão Styvenson (Podemos) parecia com 14%, agora surge com 19%. Fábio Dantas ainda não havia se posicionado como pré-candidato à época. Mas é importante destacar que não podemos falar em crescimento ou queda nos números, por se tratar de uma pesquisa com outro cenário (candidatos).

Informações sobre a pesquisa

A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.600 eleitores em todas as regiões do Estado, entre os dias 18 e 21 de agosto de 2022. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro. Os percentuais podem eventualmente não totalizar 100% em decorrência dos arredondamentos.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob os números BR–02456/2022 e RN-01204/2022.

TCM Notícia

Notícias mais lidas na semana.

DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO É O ÚNICO SERVIDOR DO RN A RECEBER A MEDALHA TOP LEGISLATIVO 2022

WILSINHO (PTB) É ELEITO PREFEITO DE CANGUARETAMA COM 54,74% DOS VOTOS VÁLIDOS

POPULAÇÃO ELEGE EDNA LEMOS COMO NOVA PREFEITA DE PEDRO VELHO/RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA