CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ESTÁ LIGADO A 57 MIL MORTES PRECOCES POR ANO NO BRASIL, DIZ PESQUISA

Imagem
  Foto: Freepik Uma nova pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revela o impacto dos alimentos ultra processados pela população. O resultado é de 57 mil mortes precoces todos os anos no Brasil. O número equivale a 10,5% das mortes precoces em adultos entre 30 e 69 anos no Brasil. O conceito de morte prematura por doenças crônicas não transmissíveis é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a probabilidade de morrer entre 30 e 70 anos por causa de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. A pesquisa também cita que o excesso de peso e a obesidade podem ser causados pela ingestão desses alimentos. A pesquisa levou em conta dados de mortalidade da população cedidos pelo IBGE. A nutricionista Angeli Golfetto explica que os ultra processados recebem aditivos no processo de industrialização para durarem mais nas prateleiras. Componentes químicos como nitrito e nitrato estão nos alimentos ultra processados e podem causar doenças. “Eles vão

VACINAÇÃO CONTRA COVID ESTÁ ABAIXO DO ESPERADO NO RN, DIZ SESAP

 


Dados do RN + Vacina apontam que 53% da população potiguar tomou a segunda dose de reforço contra a covid-19. Com relação a D4, foram apenas 18%. Para a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), os números da vacinação estão abaixo do esperado.

“Estamos intensificando diuturnamente a vacinação e aplicação das doses de reforços, seja a primeira, ou a segunda, bem como, da completude do esquema vacinal. É um grande desafio garantir a sensibilização de todas as pessoas para que consigamos avançar”, explicou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Mesmo com os índices abaixo do esperado pelo Estado, Natal deu início, no último sábado (20), à vacinação com a 3ª dose de reforço (D5) para os imunossuprimidos com 18 anos ou mais. O imunizante foi disponibilizado inicialmente nos pontos extras, e passou a ser oferecido nas unidades básicas de saúde a partir da segunda (22).

Ainda segundo com a Sesap, as doses de reforço devem ser aplicadas com intervalo mínimo de quatro meses a partir da última dose. A pasta alerta, ainda, para a importância da atualização do esquema vacinal.

“A ampliação do reforço é fundamental para garantir a continuidade da imunidade contra a covid-19 e auxiliar a redução dos casos confirmados e de internações, considerando que as medidas preventivas são voltadas para a vacinação e as medidas não farmacológicas”, disse a coordenadora do programa de imunização, Laiane Graziela.

Notícias mais lidas na semana.

GESTÃO DO PREFEITO RAULISON RIBEIRO É APROVADA POR QUASE 70% DA POPULAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO; APONTA PESQUISA EXATUS/AGORA-RN

JUSTIÇA ELEITORAL CASSOU O REGISTRO DE WEDNA MENDONÇA EX-CANDIDATA A PREFEITA EM PASSAGEM/RN

ROGÉRIO MARINHO É CONDENADO À PERDA DO MANDATO EM AÇÃO SOBRE SUPOSTO ESQUEMA DE "FANTASMAS" NA CÂMARA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BRÂMANE/GOVERNO/ESPONTÂNEA: FÁTIMA TEM 29,4%, STYVENSON 11,1%, E FÁBIO 9,1%