GOVERNO DO RN ANUNCIA PAGAMENTO DOS PLANTÕES EXTRAS DE DEZEMBRO DOS SERVIDORES DA SAÚDE

Imagem
  A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta terça-feira (31), o pagamento dos plantões extras de dezembro dos servidores da saúde. O anúncio foi feito pelas redes sociais da chefe do executivo estadual. Segundo Fátima, os plantões extras, realizados no mês de dezembro de 2022, serão creditados em conta bancária nesta quarta-feira (1º). Mais cedo, os  trabalhadores da saúde do RN haviam anunciado que iriam vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira (1º) em um ato para cobrar do Governo do Estado o pagamento de plantões eventuais referentes a dezembro de 2022 . A paralisação iria contar com um ato público às 9h da manhã, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel. “Mesmo com toda dificuldade que estamos enfrentando com a queda na receita do ICMS, provocada pela mudança na legislação, nosso governo segue honrando o compromisso com os servidores, mantendo a folha em dia e não descansaremos até quitar, o mais rápido possível, todos os pagamentos de serviços extras”, informou a gover

MUNICÍPIOS DO RN FICAM NA PARTE DE DEBAIXO DE LISTA DE COMPETITIVIDADE NO BRASIL

 


Com o objetivo de mostrar como a competição no setor público é um dos importantes elementos na promoção da justiça, o Centro de Liderança Pública (CLP) promoveu a segunda edição do ranking de competitividade dos municípios. Foram consideradas as cidades com população maior que 80 mil pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Ao total foram 411 municípios analisados pelo CLP. No Rio Grande do Norte, cinco cidades foram consideradas pelo levantamento. A melhor colocada foi Mossoró: a capital do Oeste do estado ficou na 298ª. Em segundo, Parnamirim na 313ª colocação. Natal foi apenas a terceira, amargando a 356ª posição, sendo seguida por São Gonçalo do Amarante (395ª) e Macaíba (405ª). Desconsiderando Mossoró, todas as outras quatro cidades estão na Grande Natal. Todas estão na segunda metade da lista de cidades analisadas pelo Centro de Liderança Pública.

Segundo o levantamento, o setor econômico predominante nas cinco cidades é o de serviços. Macaíba destaca a administração, defesa, educação, saúde públicas e seguridade social como atividade com maior valor bruto adicionado, enquanto o estudo aponta “demais serviços” para os outros quatro municípios. Natal tem o maior gastos com despesas de pessoal entre as quatro, segundo o estudo, destinando 52,84% do orçamento; São Gonçalo do Amarante o menor (47,15%). Entre os termos analisados, considerando o funcionamento da máquina pública, Natal tem a maior qualificação do servidor (58,15%), enquanto São Gonçalo do Amarante (34,63%).

Em inovação e dinamismo econômico, Natal teve o melhor Produto Interno Bruto (PIB) per capita, de R$ 27,1 mil. O pior, ficou com São Gonçalo Amarante: R$ 14,6 mil. No entanto, fica com Mossoró o maior crescimento do PIB per capita (6,34%). No quesito telecomunicações Parnamirim (86,08%) é a cidade com mais acessos de telefonia móvel 4G e também de internet banda larga. São Gonçalo lidera em acessos de banda larga fibra ótica (93,46%) e também de alta velocidade (91,9%).

Entre os índices apurados pela pesquisa, em termos de segurança, Macaíba lidera o número de mortes violentas intencionais, enquanto Natal é o último colocado. Mossoró registra maior mortalidade nos transportes, enquanto Parnamirim tem o menor índice. São Gonçalo foi destaque no crescimento da renda média do trabalho formal (4,87%).

No quesito acesso à saúde, São Gonçalo e Macaíba são destaques na cobertura da atenção básica, com 100% de cobertura da atenção básica, enquanto Natal, a pior das cinco, alcança 63,59% da população. Já na saúde suplementar, Natal (34,93%) tem a maior cobertura, enquanto Macaíba (6,47%) a menor. Em cobertura vacinal, Macaíba (63,7%) fica em primeiro lugar e São Gonçalo do Amarante (52,28%) é a última. Em saneamento, Parnamirim tem apenas 6,01% da cobertura da coleta de esgoto no município; no outro extremo está Mossoró, com 49,72%, acima inclusive de Natal (42,65%).

Com base no levantamento, ainda é possível analisar o acesso à educação. São Gonçalo do Amarante (40,08%) tem a melhor taxa de atendimento na educação infantil, enquanto Macaíba (32,98%) tem a pior. No ensino fundamental o melhor índice fica com Mossoró (76,42%) e o último colocado é Macaíba (64,12%). No ensino médio, a cidade do Oeste potiguar continua como a com melhor acesso (46,99%) enquanto Macaíba (33,34%) fica em último.

LEVANTAMENTO
Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros. Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Notícias mais lidas na semana.

[ VÍDEOS ] INDIGNADA, POPULAÇÃO DE JUNDIÁ/RN PROTESTA CONTRA VEREADORES DA OPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DOS CONTRATOS

VÍDEO: ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS GRAVES NA BR-101, NO RN

NOITE DE TERROR: BANDIDOS FAZEM SEQUESTRO E ATIRAM CONTRA VIATURA DA PM NO RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%