LULA DIZ QUE NÃO DARÁ AUTORIZAÇÕES PARA PESQUISAS MINERAIS EM ÁREAS INDÍGENAS

Imagem
  O presidente Luiz Inácio  Lula  da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (30) que o governo não vai mais conceder novas autorizações para pesquisas minerais em áreas indígenas. O petista também voltou a afirmar que colocará fim ao garimpo ilegal em territórios indígenas, como o dos Yanomami – que vêm enfrentando uma grave crise de saúde em razão do avanço da atividade garimpeira. Lula deu as declarações ao ser questionado sobre as medidas que o governo federal tomará para expulsar cerca de 20 mil garimpeiros que exploram florestas e rios onde vivem os indígenas. A pergunta foi feita durante coletiva de Lula com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz – após encontro entre os dois no Palácio do Planalto. "Temos que parar com a brincadeira, não terá mais garimpo. O governo brasileiro vai tirar e acabar com qualquer garimpo a partir de agora. E não vai haver mais, por parte da agência de minas e energia, autorização para alguém fazer pesquisa em qualquer área indígena", disse Lu

PARA O SENADO, CARLOS EDUARDO LIDERA COM 26,15%, ROGÉRIO TEM 20,05% E RAFAEL 10,40%; DIZ NOVA PESQUISA EXATUS

 


A pesquisa do Instituto EXATUS/AGORA RN também quis saber a intenção de voto do eleitor potiguar para o Senado Federal, que na eleição deste ano só tem uma vaga. Carlos Eduardo Alves (PDT) seria o eleito. Ele tem 26,15% da preferência do eleitor do RN. Na segunda colocação, aparece o candidato Rogério Marinho (PL), com 20,05% da preferência do eleitorado.

Rafael Motta obteve 10,40% dos votos dos eleitores entrevistados. Os demais candidatos que buscam um assento no Senado Federal: Pastor Silvestre (PMN), Dario Barbosa (PSTU), Freitas Jr (PSOL), Geraldo Pinho (Podemos), Veterinária Shirlei Medeiros (DC) tiveram menos de 1% da intenção de voto. Não sabem/não responderam somam 19,6%. Ninguém, branco e nulo representam 22,5%.

A pesquisa EXATUS ainda revelou que 72,2% dos eleitores entrevistados responderam que não mudariam o voto para senador, e 13,95% disseram que mudariam. Já 13,85% não souberam dizer ou não responderam.

Rejeição

Rogério Marinho aparece no topo da lista com 19,45%. Carlos Eduardo, 14,10%. Rafael Motta, 2,75% de índice de rejeição. Pastor Silvestre, 1,8%. Dário Barbosa, 1%. Os demais candidatos ficaram com menos de 1%. Não sabe, não respondeu representaram 32,55%; e ninguém, branco ou nulo com 26,25%.

Dados

A pesquisa EXATUS ouviu 2 mil eleitores entre os dias 24 e 27 de setembro, em 60 municípios do RN. A margem de erro é de 2,1% para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número: BR-03299/2022, e no Tribunal Regional Eleitoral do RN sob número: RN-07322/2022.

Notícias mais lidas na semana.

[ VÍDEOS ] INDIGNADA, POPULAÇÃO DE JUNDIÁ/RN PROTESTA CONTRA VEREADORES DA OPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DOS CONTRATOS

VÍDEO: ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS GRAVES NA BR-101, NO RN

NOITE DE TERROR: BANDIDOS FAZEM SEQUESTRO E ATIRAM CONTRA VIATURA DA PM NO RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%