"É APENAS UMA PRORROGAÇÃO", DIZ LULA SOBRE O 2º TURNO

Imagem
  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que sua ida ao 2º turno das eleições presidenciais é “apenas uma prorrogação” e conclamou seus principais aliados a continuar trabalhando “até a vitória final”. Em pronunciamento na noite deste domingo (2.out.2022), o petista afirmou que terá a “chance” de debater diretamente com seu oponente Jair Bolsonaro (PL) e disse que trabalhará para ampliar suas alianças. “Durante toda essa campanha, a gente esteve na frente nas pesquisas de opinião pública de todos os institutos, mesmo aqueles que não queriam que a gente ganhasse, colocavam a gente em 1º lugar. E eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições. Eu quero dizer para vocês que nós vamo ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação”, disse. O petista teve 57.256.053 votos – 48,43% dos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e abstenções) e não conseguiu encerrar o pleito no 1º turno, como planejava. Na tentativa de se reeleger, Bolsonaro teve 51.070.95

ROGÉRIO MARINHO SOFRE MAIS UMA DERROTA JURÍDICA, DESTA VEZ NO TSE

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nesta quinta-feira 22, pedido do candidato ao Senado Federal Rogério Marinho (PL), que queria retirar 18 minutos do tempo da propaganda eleitoral gratuita de seu adversário Carlos Eduardo Alves (PDT), candidato pela Coligação ‘O melhor vai começar!’. Rogério Marinho buscou no TSE reverter decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TER-RN) desfavorável a pedido de direito de resposta por ele impetrado.

Rogério Marinho interpôs recurso junto ao TSE contra decisão da Corte Regional, porque se sentiu incomodado com propaganda eleitoral veiculada no Programa ‘Carlos Senador 123’ com o seguinte teor: “Lula e Dilma fizeram toda a transposição do São Francisco, 92%. Quem garante é a Controladoria Geral da União (CGU). E Bolsonaro fez quanto? Ninguém sabe, porque ‘aquele’ ministro de Bolsonaro (aparece a imagem de Rogério Marinho) escondeu os dados. Tá aqui a prova. você entra no site (aparece a imagem do acesso ao site Portal da Transparência e o ‘nenhum resultado encontrado’) e cadê? Não se deixe enganar! Vote em Carlos, 1,2,3, Senador. Quem compara, diz que sim!”. Como o TRE-RN já havia negado parte do pedido de Marinho, não retirando 18 minutos do programa eleitoral de Carlos Eduardo, o candidato do PL tentou reverter decisão na Corte Superior.

O ministro Sérgio Silveira Banhos, relator da medida cautelar, ao negar seguimento à medida cautelar ajuizada por Rogério Marinho, deixa claro que, a decisão de mérito já havia concedido o direito de resposta, conforme requerido, nos termos do art. 32, inciso III, alíneas ‘c’, ‘d’ e ‘e”’ da Resolução 23.608/2019 – TSE, para que o candidato do PL exercesse sua defesa em relação tão somente ao trecho esconder os dados do Portal da Transparência, apenas isto. As demais frases da propaganda não feriam a legislação e estariam corretas.

O ministro ainda aduz que os efeitos da decisão não retroagem, valendo somente a partir da data da decisão tomada. “A meu ver, estender o direito de resposta, conforme pleiteado no apelo adesivo, a momento anterior à decisão que o concede seria permitir a inovação recursal, prática vedada no ordenamento jurídico brasileiro, eis que contraria o devido processo legal e o duplo grau de jurisdição, assegurados na Constituição Federal”, traz trecho da decisão do ministro.

Notícias mais lidas na semana.

NO RN, LULA ABRE MAIS DE 32 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE BOLSONARO

PESQUISA EXATUS: FÁTIMA CHEGA A 46,50%; FÁBIO DANTAS 12,55% E STYVENSON 11,15%

PESQUISA CONSULT: FÁTIMA LIDERA COM 43,11%, FÁBIO DANTAS TEM 17,83% E STYVENSON 17%

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA