"É APENAS UMA PRORROGAÇÃO", DIZ LULA SOBRE O 2º TURNO

Imagem
  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que sua ida ao 2º turno das eleições presidenciais é “apenas uma prorrogação” e conclamou seus principais aliados a continuar trabalhando “até a vitória final”. Em pronunciamento na noite deste domingo (2.out.2022), o petista afirmou que terá a “chance” de debater diretamente com seu oponente Jair Bolsonaro (PL) e disse que trabalhará para ampliar suas alianças. “Durante toda essa campanha, a gente esteve na frente nas pesquisas de opinião pública de todos os institutos, mesmo aqueles que não queriam que a gente ganhasse, colocavam a gente em 1º lugar. E eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições. Eu quero dizer para vocês que nós vamo ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação”, disse. O petista teve 57.256.053 votos – 48,43% dos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e abstenções) e não conseguiu encerrar o pleito no 1º turno, como planejava. Na tentativa de se reeleger, Bolsonaro teve 51.070.95

TECNOLOGIA 5G É 20 VEZES MAIS RÁPIDA DO QUE 4G EM NATAL

 


Com o sinal liberado desde a última segunda-feira (5), a rede 5G pode superar a velocidade da 4G em 20 vezes ou até 1.953% em Natal. A internet da 5ª geração está disponível em 17 bairros para, pelo menos, uma das três operadoras de telefonia com cobertura na capital. Conforme testes feitos pela Tribuna do Norte, a internet móvel super-rápida atingiu as taxas de download de 581 megabits/segundo (Mbps) e de upload 18,2 Mbps. Para se ter uma ideia, com essa velocidade é possível baixar um arquivo de 2 gigabytes (Gb), como um filme de alta definição, em apenas 30 segundos.

Os testes foram feitos em Lagoa Nova, na zona Sul, um dos dois bairros da capital onde o 5G tem cobertura das três operadores: Claro, Tim e Vivo. Na mesma região, a velocidade 4G, da geração anterior, atingiu 28,3 Mbps de download e 17,5 Mbps de upload. Nessas condições, o mesmo arquivo de 2gb demoraria 10 minutos para ser baixado. Além de Lagoa Nova, o 5G está disponível para as três operadoras no bairro do Tirol, na zona Leste da cidade (confira detalhes no box).

Além dos downloads rápidos, com o 5G os natalenses poderão enviar arquivos com mais rapidez, assistir filmes e séries em UHD sem precisar aguardar telas de carregamento ou travamentos. O mesmo vale para jogos onlines pesados de última geração, que demandam maior uso da internet e poderão rodar sem lags (atrasos). Com o sinal liberado em Natal, chega a 15 o número de capitais com o 5G em funcionamento. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a expectativa é de que todas as capitais tenham o 5G ativado até dezembro. Para as outras localidades a implantação deve ser finalizada até 2029.

Com a recente implementação da tecnologia, é comum que o sinal fique oscilando até que novas antenas sejam ativadas, segundo explicam técnicos das operadoras Claro e Tim. Por exemplo, o sinal do 5G ainda não chega dentro do shopping Midway Mall, mas funciona nos arredores. A publicitária Ana Beatriz Horácio trabalha em casa e acredita que a nova tecnologia vai auxiliar as atividades profissionais. Por enquanto, ela diz que o sinal ainda é instável. “Ainda fica indo para o 4G, mas é rápido demais, muito rápido mesmo”, conta a moradora de Candelária.

O engenheiro de software David Marquardt, que mora em Lagoa Nova, estava ansioso pela chegada do 5G na capital e finalmente conseguiu utilizar a novidade nesta semana. Ele conta que em janeiro já havia percebido o indicador do 5G no aparelho, mas o sinal do “5G real” ainda não estava ativado. “Acabei não dando muita bola e segui apenas acompanhando as notícias. Nessa semana resolvi fazer um teste e consegui velocidades de 5G, cerca de 500 Mbps. Também consegui cobertura no centro da cidade, aparentemente já estão usando 5G NSA por aqui”, comenta.

5G é dividido em 3 tipos

O 5G NSA ao qual Marquardt se refere é uma das três divisões básicas do 5G, que são o DSS, NSA (non-standalone), SA (standalone):

– 5G DSS: é o 5G simulado. Usa a infraestrutura e faixas do 4G para oferecer uma internet um pouco mais rápida, como se fosse uma transição, um meio termo entre o 4G e o 5G real;

– 5G NSA: usa a frequência de 5G com núcleo (servidores) da rede 4G e oferece internet super-rápida, com menor desempenho de latência. Ou seja, diferente do 5G SA, a versão non-standalone abre mão de um tempo de resposta ultrarrápido para entregar internet de alta velocidade;

– 5G SA: é considerado o 5G puro e oferece as mesmas condições do 5G NSA, com a diferença de suportar conexões de múltiplos aparelhos com baixa latência. A baixa latência do 5G standalone, combinada com a alta velocidade, será essencial para a evolução da internet das coisas, a implementação de frotas de carros autônomos e novas tendências do mercado de tecnologia, incluindo até mesmo cirurgias remotas.

Chegada do 5G

Para usar o 5G não é preciso mudar o chip ou o plano de telefonia. As companhias têm oferecido acesso livre à nova tecnologia. Basta ter um aparelho compatível com o 5G e estar dentro da área de cobertura do novo sinal. Há no mercado 81 celulares aptos a captar o 5G, conforme lista homologada pela Anatel. Os preços partem de aproximadamente R$ 1.500.

Há, porém, uma diferença entre os aparelhos. Apenas 59 modelos são capazes de funcionar no padrão “5G puro sangue” (standalone, no jargão do mercado), que oferece os níveis mais altos de velocidade e mais baixos de latência. Os outros 22 aparelhos funcionam no padrão non-standalone, com um desempenho inferior.

Muitas cidades já contam com o 5G DSS, que compartilha a mesma faixa que o 4G. Isso abriu espaço para um ganho de velocidade, mas ainda é bem abaixo do o 5G standalone que está sendo ativado agora.

Onde conectar e com quais aparelhos:

Bairros com 5G em Natal

– Candelária (TIM)

– Lagoa Nova (Tim, Claro e Vivo)

– Nova Descoberta (Tim)

– Tirol (Tim, Claro e Vivo)

– Petrópolis (Tim e Claro)

– Capim Macio (Tim)

– Centro (Tim)

– Ponta Negra (Tim e Vivo)

– Alecrim (Tim e Claro)

– Neópolis (Tim)

– Lagoa Seca (Tim e Vivo)

– Pajuçara (Tim)

– Mãe Luiza (Tim)

– Barro Vermelho (Tim)

– Redinha (Tim)

– Cidade Alta (Claro)

– Ribeira (Claro)

Aparelhos compatíveis

iPhone

– iPhone SE (3ª geração)

– iPhone 13

– iPhone 13 mini

– iPhone 13 Pro

– iPhone 13 Pro Max

– iPhone 12

– iPhone 12 mini

– iPhone 12 Pro

– iPhone 12 Pro Max

Samsung Galaxy

– Galaxy S22, S22 Plus e S22 Ultra

– Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra

– Galaxy S21 FE 5G

– Galaxy S20 FE 5G

– Galaxy A22 5G, A32 5G, A52 5G e A52s 5G

– Galaxy A13 5G, A33 5G, A53 5G e A73 5G

– Galaxy M23, M33 e M53 5G

– Galaxy M52 5G

– Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3

– Galaxy Z Fold 2

– Galaxy Note 20 5G e Note 20 Ultra

Motorola Moto G

– Moto G 5G e Moto G 5G Plus

– Moto G50 5G

– Moto G71 5G

– Moto G82 5G

– Moto G100

– Moto G200 5G

– Motorola Edge

– Motorola Edge 20, 20 Lite e 20 Pro

– Motorola Edge 30 e 30 Pro

– Moto G62 5G

Outros modelos

– Mi 11 Lite 5G

– Xiaomi 12

– POCO M3 Pro 5G

– POCO M4 Pro 5G

– POCO X4 Pro 5G

– Redmi Note 10 5G

– Redmi Note 11 Pro 5G

– ASUS Zenfone 8

– ASUS Zenfone 8 Flip

– ASUS ROG Phone 5

– ASUS ROG Phone 5s

– Infinix Zero 5G

– Legion Phone Duel

– Nokia G50

– Realme GT Master

– Realme GT 2 Pro

– Realme 9 Pro Plus

– TCL 20 Pro 5G

Tribuna do Norte

Notícias mais lidas na semana.

NO RN, LULA ABRE MAIS DE 32 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE BOLSONARO

PESQUISA EXATUS: FÁTIMA CHEGA A 46,50%; FÁBIO DANTAS 12,55% E STYVENSON 11,15%

PESQUISA CONSULT: FÁTIMA LIDERA COM 43,11%, FÁBIO DANTAS TEM 17,83% E STYVENSON 17%

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA