IDEMA ANUNCIA PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVAS COM BOLSAS DE ATÉ R$ 3.400

Imagem
  O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema, e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação – FUNCITERN, tornam público a realização de processo seletivo simplificado, destinado à seleção para cadastro de reserva a profissionais técnicos de nível superior, para atuarem como bolsistas de pesquisa, extensão e inovação junto ao projeto de fortalecimento institucional da gestão ambiental no âmbito Idema. A formação do cadastro contempla as seguintes áreas: Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Tecnólogo em Construção Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo e Gás, Geografia, Graduado na área de geociências ou ciências naturais, Geologia, Agronomia ou Engenharia Agronômica, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Ecologia, Aquicultura ou Engenharia de Pes

VENDA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES CAI 23,86% NO RN, APONTA FENABRAVE

 


As vendas de carros zero km no Rio Grande do Norte enfrentam um período de queda neste ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os emplacamentos acumulados – a soma de janeiro a agosto deste ano – de automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários acumulam retração de 5,76%. De acordo com a entidade, foram 25.234 emplacamentos em 2022 contra 26.777 no mesmo período do ano passado. Mas o mês de agosto, um dos meses fortes tradicionalmente para o setor, mostrou reação do segmento no Estado.

Considerando apenas os veículos de passeio e comerciais leves — que incluem vans e caminhonetes – o recuo é de 23,86% nas vendas no acumulado deste ano em relação a 2021 em todo o RN. Foram 10.375 carros e comerciais leves emplacados até agosto de 2022 contra 13.626 do ano passado. Em relação ao mês de julho, a queda, entretanto, foi menor: 1,5%.

As maiores variações, no entanto, ficam para os ônibus, cujas vendas cresceram 425% no oitavo mês do ano em comparação com o sétimo. Mas em relação ao acumulado, a retração em 2022 foi de 1,16%. Mesmo assim, o mês de agosto, um dos que costuma ser tradicionalmente positivos para as vendas de automóveis no Brasil, apresentou melhoras em relação ao mês anterior. O crescimento foi de 9,24%.

Em relação ao mesmo mês do ano passado o avanço foi ainda maior: 11,72%. Segundo Ericsson Aquino, gerente de uma concessionária de veículos em Natal, agosto foi o melhor período do ano. “Juntando varejo e vendas diretas, superamos a marca de 200 carros vendidos”, apontou. Para ele, o cenário não está melhor em virtude da falta de componentes para a fabricação de alguns veículos, o que afeta várias marcas.

“Alguns modelos conseguimos entregar em prazos considerados normais, que variam de 30 a 60 dias. Já a Strada cabine dupla, não consigo entregar em menos de 150 dias”, apontou. O segmento de comerciais leves, que inclui veículos projetados, equipados e caracterizados para transporte simultâneo ou alternativo de pessoas e carga, cresceu em relação ao sétimo mês do ano, mas vendeu 24,79% a menos do que em agosto de 2021.

Enquanto no Rio Grande do Norte o mercado apresenta queda, no Brasil os números apontam estabilidade no acumulado. Houve um encolhimento de 0,03% nas vendas até agosto deste ano, segundo a Fenabrave. Em 2022 foram 791 automóveis a menos vendidos neste período no País. José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, indica um equilíbrio entre oferta e demanda no mercado. “A crise de abastecimento arrefeceu um pouco e já não impede que o consumidor encontre o modelo desejado, salvo alguns casos pontuais. Os números refletem esse cenário”, avalia.

Notícias mais lidas na semana.

[ VÍDEOS ] INDIGNADA, POPULAÇÃO DE JUNDIÁ/RN PROTESTA CONTRA VEREADORES DA OPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DOS CONTRATOS

VÍDEO: ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS GRAVES NA BR-101, NO RN

NOITE DE TERROR: BANDIDOS FAZEM SEQUESTRO E ATIRAM CONTRA VIATURA DA PM NO RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%