O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima, para o triênio de 2023 a 2025, mais de 45 mil casos de câncer de intestino por ano. De acordo com o Inca, são esperados cerca de 20 novos casos a cada 100 mil homens e de 21 a cada 100 mil mulheres. O câncer de intestino, também chamado de colorretal ou do cólon e reto , abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus. Os sinais e sintomas mais comuns são: presença de sangue nas fezes, dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração, alteração no ritmo intestinal como diarreia ou constipação, emagrecimento rápido e não intencional, além de anemia, cansaço e fraqueza. O número de internações por câncer de intestino aumentou 64% nos últimos dez anos , um resultado que preocupa especialistas de diferentes áreas. Alimentação influencia o risco de câncer de intestino O desenvolvimento do câncer de intestino tem forte impacto da alimentação. Dietas pobres em fibr
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
WORKSHOP APONTA CAMINHOS PARA RETORNO DO TURISTA INTERNACIONAL AO RN
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Angela Baltazar, da Embratur, em Workshop Inteligência de Mercado, promovido pelo Sebrae/RN
No hotel onde Clécio Costa trabalha, em Ponta Negra, as reservas para hóspedes que vinham de outros países caiu em cerca de 70% com a pandemia: “Depois da pandemia a gente teve uma diminuição muito grande, em mais de 70%. Da Argentina caiu a quase zero e o europeu começou a voltar e está em 15%”, disse ele. Para reverter esse quadro, é necessário ter um produto estruturado, com infraestrutura turística de qualidade, rotas temáticas integradas e um planejamento estratégico, contando com capacitação nacional e internacional dos players.
Essas foram algumas orientações repassadas pela técnica da Gerência de Promoção Internacional de Turismo Cultural da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Angela Baltazar, que ministrou nesta terça-feira (6) o Workshop Inteligência de Mercado, promovido pelo Sebrae/RN em parceria com a Embratur e apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).
“Para atrair o mercado internacional, tem que cuidar, sim, da infraestrutura turística porque não adianta ter uma baita campanha publicitária de marketing para o turista chegar aqui e o lugar estar depredado ou não ter hotel ou restaurante bom”, disse ela, apresentando os números do Ministério do Turismo que apontam para uma aprovação da estrutura de hospedagem, bares e restaurantes do RN.
Segundo mostrou, o turista busca conhecer o destino por fotos, jornal, souvenirs, histórias de amigos, redes sociais e cria sentimentos e emoções. Por isso a necessidade de não decepcioná-lo quando esse chegar ao destino. “Acredito que, com certeza, investindo em promoção internacional, investindo em presença digital, investindo em participação nos principais eventos internacionais, para se promover, se consegue se vender mais lá fora”, disse.
Angela mostrou que em 2019 chegavam ao Brasil 6,3 milhões de turistas e que caiu para 4,2 milhões neste ano. Eles continuam sendo da Argentina, em maior número, Estados Unidos e países que fazem fronteira com o Brasil. A expectativa é que o faturamento total no setor no País se equipare a 2019 (R$ 201,2 bilhões), ou seja, se recupere.
Até 2020, o Rio Grande do Norte era a 13ª porta de entrada dos visitantes internacionais. Os dados apresentados mostram que são os turistas latino-americanos os que mais procuram o turismo de sol e mar, mas também há grande parcela de portugueses, holandeses, americanos e canadenses no ranking dos dez mercados emissores.
“Então, primeiramente, eu acho que sempre tem que estar revitalizando a infraestrutura turística do que é ofertado para o turista. Acredito que tem que melhorar a malha aérea, principalmente internacional, porque a logística é o modo como se chega aqui”, analisa Angela Baltazar.
No workshop, Clécio, personagem que abre essa matéria, e outros representantes do trade turístico corroboraram com ela. “Temos poucos voos e muito caros. Isso já deixa outros destinos mais em conta na frente. Então, se o aéreo baixar um pouquinho, eu acho que atrairia mais gente”, avalia o gerente comercial de hotel.
É a mesma visão que o gerente comercial e marketing de receptivo, Wendell Lopes, diz ter, porém, ele aponta que a infraestrutura da cidade também precisa estar preparada para receber os visitantes. “As vias estão precisando de melhorias, a sinalização da nossa orla deixa muita desejar. Sentimos uma necessidade muito grande de placas de sinalização turística. Um workshop como esse ajuda muito porque faz com que a gente absorva informações para correr atrás do turista certo”, ressaltou.
Contribuições vão servir para definir estratégias
De acordo com o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, as contribuições oferecidas devem servir para os participantes, que incluía também gestores públicos, desenvolverem estratégias.
“Não só relacionados ao turismo diretamente, como à linguagem, sinalização, questão de infraestrutura de acesso, de educação, estrutura de saúde mesmo, porque o turista acaba utilizando desses serviços que a população local também utiliza e quando o destino é bom para a população local, é bom também para o turista”, explicou.
Ele ressalta que o turismo está concentrado no litoral, mas também despontando para o interior com novos destinos, como o Geoparque Seridó; as serras, como em Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Martins, Portalegre, que têm um clima diferenciado; o turismo religioso na região Trairi; Mossoró com o polo Costa Branca.
“O Sebrae já vem há alguns anos fomentando e estimulando esse turismo no interior e precisa dos outros entes, como a secretaria de Turismo do Estado, que faz o trabalho de promoção, de capacitação e fortalecimento das governanças, que é o entrosamento com o setor privado. As prefeituras municipais, estruturando desde o básico, com os acessos, sinalização”, pontua o gestor do Sebrae.
Foto: Ilustrativa: A Prefeitura Municipal de Serrinha, no Agreste potiguar, realizou uma dispensa de licitação para compra de peixes. De acordo com a dispensa o prefeito Deda Terto autorizou a compra pelo valor de R$ 56.250,00 (cinquenta e seis mil e duzentos e cinquenta reais). Parece que vai ter peixes com abundância para população.
Foto: Reprodução. Uma história inacreditável, digna de filme, foi revelada na noite deste domingo (27), em reportagem especial divulgada pelo Fantástico. Uma prostituta passou quatro meses vivendo a vida de um coronel aposentado da Força Aérea Brasileira, Roberto Antônio Perdiza, que foi brutalmente assassinado em Natal. Jerusa, a garota de programa, sacava dinheiro da conta do coronel e estava planejando a venda do apartamento dele, quando foi descoberta por pessoas próximas a vítima – antigo cliente dela. O coronel teria sido assassinado num motel na Praia do Meio, onde iria se encontrar com ela. Ela teria contratado um matador de aluguel, identificado pela PC como José Rodrigues. O assassino teria se passado por motorista de aluguel, num plano elaborado com Jerusa, e pego o casal na saída do estabelecimento, no dia 30/8 do ano passado. O corpo foi encontrado três meses depois, num terreno localizado fora de Natal. Jerusa e José foram presos, acusados de latrocínio, pois a polícia
Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PM), da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) e da Força Nacional combate a atuação da organização criminosa que, desde a semana passada, vem promovendo atos criminosos em todo o Estado. A operação Sentinela cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau. MPRN
O Blog do BG divulga hoje mais uma rodada de pesquisas eleitorais dos municípios potiguares. Dessa vez, um estudo realizado pelo instituto Consult no município de Boa Saúde. E o primeiro ponto pesquisado é a corrida eleitoral pela Prefeitura da cidade. E no levantamento estimulado, ou seja, com os eleitores tendo acesso a um disco com os nomes dos candidatos, o médico Dr. Wellington lidera com 47,25%. A prefeita Maria Edice aparece em segundo com 35,5%. O candidato Paulinho de Azulão somou apenas 0,75%. O total de brancos e nulos foi de 5,5%. Indecisos somaram 11%. Para a realização do estudo, foram entrevistados 400 eleitores nas nove localidades de Boa Saúde no dia 14 de setembro. Ela foi calculada com margem de erro de 4,9% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%, o que quer dizer que, se levada em consideração a margem de erro amostral, a pesquisa tem 95% de chances de retratar o cenário real da cidade. A pesquisa do instituto Consult, publicada pelo Blog do BG, fo
O Blog do BG divulga nesta terça-feira (15) mais uma pesquisa eleitoral e administrativa realizada dos miunicípios potiguares voltada para as eleições desse ano. Dessa vez os números são da cidade de Jucurutu em um estudo produzido pelo instituto Seta. E o primeiro dos levantamentos foram as intenções de voto para prefeito. No cenário espontâneo, com o eleitor falando o primeiro nome que lhe vem à cabeça, sem acesso aos nomes dos pré-candidatos, Iogo Queiroz lidera com 37,2%. Iogo é filho do ex-prefeito Júnior Queiroz, sobrinho do deputado Nélter Queiroz e primo do ex-secretário Júlio Queiroz. Em segundo aparece o prefeito Valdir Medeiros com 20,9%. Valdir foi o prefeito da cidade do Rio Grande do Norte que ficou conhecido por ser o motorista de ambulância e também como “o liso”, que venceu um tradicional grupo político. Brancos e nulos somaram 20%. Já o total de indecisos ficou em 19,2%. Outros nomes não atingiram 1%, cada. Para a realização do estudo foram entrevistados 4
Além das intenções de voto para o próximo governador, o instituto Agora Sei! quis saber do eleitorado a rejeição que eles têm dos pré-candidatos, ou seja, aquele em quem o eleitor não vota de maneira alguma e a governadora Fátima Bezerra e a líder da rejeição com a reprovação de 36,4%. Em segundo aparece o deputado General Girão com 25,1%. Na casa dos 24% ficaram: Rogério Marinho (24,5%), Fábio Dantas (24,4%), Tomba (24,1%) e Benes Leocádio (24,1%). A soma dos itens é superior a 100% por ter sido uma pergunda de múltima escolha. Indecidsos somaram 14,9%. A pesquisa do instituto Agora Sei!, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.