PREFEITURA DE BOA SAÚDE/RN ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO COM 50 VAGAS; VEJA EDITAL

Imagem
  Do PCI Concursos  - No estado do Rio Grande do Norte, a  Prefeitura Municipal de Boa Saúde  torna público a abertura das inscrições de um novo Processo, que tem como objetivo o preenchimento de 50 vagas. Há oportunidades para os cargos de: Auxiliar de Sala (10); Professor de Ciências (2); Professor de Educação Física (2); Professor de Geografia (2); Professor de História (2); Professor de Língua Portuguesa (1); Professor de Matemática (1); Pedagogo (30). O profissional contratado terá a cumprir a carga horária de 30 a 40 horas semanais, e o valor da remuneração varia de R$ 1.212,00 a R$ 2.941,44. Para concorrer as oportunidades é necessário possuir os seguintes requisitos: ser brasileiro; ter idade mínima de 18 anos; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; escolaridade de nível médio ou superior, conforme a função almejada. As inscrições podem ser realizadas apenas de forma presencial, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Dr. Manoel Joaquim de Souza, n

APÓS 40 ANOS, CIENTISTAS DESCOBREM UM NOVO TIPO DE SANGUE HUMANO

 

Foto: Charlie Helen/Pexels


Após quatro décadas de estudo, os cientistas conseguiram mapear e definir um novo tipo de sangue raro e existente entre os humanos: o Er. O estudo foi publicado na revista científica Blood.

Os sistemas de tipos de sangue já conhecidos pela ciência, descobertos pelo cientista austríaco Karl Landsteiner — A B O e AB, além do fator rhesus (positivo ou negativo), descobertos em sua maioria no começo do século XX.

Já o tipo Er foi visto pela primeira vez em 1982, e agora, classificado como 44º grupo sanguíneo existente entre os humanos. Sendo assim, após o mapeamento, segundo a publicação científica Science Alert, foi possível conhecer suas cinco variantes existentes a partir de uma análise em 13 pacientes, onde o sangue foi detectado. São elas: Er a, Er b, Er 3, além das novas Er 4 e Er 5.

Essa tipagem pode ajudar a entender problemas de difícil compreensão, como a incompatibilidade em transfusões de sangue, inclusive a que ocorre entre mães e bebês durante a gravidez, que pode resultar em abortos ou na doença hemolítica — onde os glóbulos vermelhos do bebê são atacados pelos anticorpos da mãe.

“Este trabalho demonstra que mesmo depois de todas as pesquisas realizadas até agora, o simples glóbulo vermelho ainda pode nos surpreender”, diz Ash Toye, biólogo celular da Universidade de Bristol à Science Alert.

Uma característica em comum entre as variantes, apontada entre os cientistas, é a existência da proteína Piezo 1, encontrada na superfície dos glóbulos vermelhos e já é conhecida pela ciência atual — sendo considerado crucial para a existência do tipo Er.

“A proteína está presente em apenas algumas centenas de cópias na membrana de cada célula. Este estudo realmente destaca a antigenicidade potencial mesmo de proteínas muito pouco expressas e sua relevância para a medicina transfusional”, detalha Toye.

A pesquisa publicada na Blood também mostra que o tipo Er tem antígenos que podem se “combinar” com anticorpos, fazendo com que células imunes ataquem as células que o sistema está identificando como incompatíveis. Essa reação pode ajudar na compreensão dos casos de incompatibilidade sanguínea.

Acesse a pesquisa científica completa (em inglês)

O estudo, que deve ser aprofundado, já traz um horizonte para o desenvolvimento de novos tratamentos, pesquisa de mapeamento e mutações genéticas — principalmente porque o levantamento científico mostrou que as primeiras pessoas detectadas com o tipo sanguíneo eram mulheres grávidas.

A descoberta deve ser oficializada, fazendo com que o tipo Er entre no sistema de grupos sanguíneos. Mas, para que isso aconteça, a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue deve se reunir ainda este ano para realizar a validação.

SBT News

Notícias mais lidas na semana.

COMISSÃO DO TRE-RN DÁ PARECER PELA REPROVAÇÃO DE CONTAS DA CAMPANHA WENDEL LAGARTIXA

VÍDEO: TORRE DESABA E ATINGE CASAS NA CIDADE DE BREJINHO, AGRESTE POTIGUAR

VÍDEO: PREFEITO GUILHERME DÁ ORDEM DE SERVIÇO E OBRAS DE CALÇAMENTO INICIA NO DISTRITO DO MANDÚ, EM LAGOA DE PEDRAS/RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA