RN TEM 304 OBRAS PÚBLICAS COM RECURSOS FEDERAIS PARALISADAS, DIZ TCU

Imagem
  Obra de túnel de macrodrenagem e requalificação da avenida Jerônimo Câmara paralisada (Arquivo) — Foto: Reprodução O Rio Grande do Norte tem pelo menos 304 obras públicas com recursos federais paralisadas e inacabadas. Os dados são do Painel de Obras Paralisadas do Tribunal de Contas da União (TCU), que constatou cerca de 8 mil projetos nesta mesma situação em todo o país. Com base nas fontes de dados do TCU, o Rio Grande do Norte registrou 814 obras públicas com recursos federais em 2022, dentre as quais estão as mais de 300 paralisadas, que representam 37,3%. Conduzidas por prefeituras, por órgãos do governo estadual e pelo próprio governo federal, as obras inacabadas somam investimento total de R$ 929 milhões. Cerca de R$ 346,3 milhões já foram aplicados nesses projetos. Embora a maior parte das obras paralisadas no estado esteja relacionada à Educação - são 125 nesse setor - as obras de maior valor são relacionadas a infraestrutura e saneamento básico. Não entra na conta obras qu

BOLSONARO COMETEU CRIME ELEITORAL AO FAZER CAMPANHA COM SERTANEJOS NO ALVORADA, DIZEM SERTANEJOS

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) desrespeitou a legislação eleitoral ao fazer um ato de campanha no Palácio da Alvorada, nessa segunda-feira 17, avaliam juristas. Bolsonaro recebeu políticos e artistas sertanejos na residência oficial e realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais. O advogado e ex-juiz eleitoral Márlon Reis explica que a legislação é clara ao proibir o uso de bens públicos para campanhas eleitorais. “O objetivo é evidente: impedir o uso da estrutura pública para fins eleitoreiros, assegurando a paridade de armas nos processos eleitorais”, afirma.

A lei prevê pena de cassação do registro ou do diploma eleitoral para o candidato que desobedecer a essa norma, que também constitui abuso do poder político. Participaram os cantores Gusttavo Lima, Leonardo, Zezé Di Camargo (da dupla com Luciano), Chitãozinho (da dupla com Xororó), Fernando (da dupla com Sorocaba) e Sula Miranda. Após o encontro, os convidados falaram com a imprensa, pediram votos para o presidente e defenderam o seu governo.

Bolsonaro também fez uma declaração aos jornalistas presentes, afirmando que acredita em uma virada nas eleições e que derrotará o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno.

O uso do Palácio da Alvorada para um ato de campanha público é proibido pela legislação eleitoral. O artigo 73 da Lei 9.504/97 proíbe que os agentes públicos utilizem “bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios”.

O segundo parágrafo do artigo prevê ressalvas para o presidente da República e governadores que disputam a reeleição, a chamada conduta vedada. “Ela faz uma ressalva no caso de presidente da República, no que tange a campanha eleitoral, ao uso do transporte oficial — que ele tem que reembolsar o poder público — e o uso da residência oficial para encontros relacionados à campanha, desde que não tenha caráter público, o que acabou ocorrendo ontem”, explica o advogado eleitoral Amilton Augusto.

O parágrafo serviu de base para a decisão do ministro Benedito Gonçalves do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dada em setembro, que proibiu Bolsonaro de transmitir lives com fins eleitorais no Palácio da Alvorada.

O ministro destacou que a utilização das dependências da residência oficial trazia vantagem para a campanha do presidente e feria a isonomia entre os candidatos, uma vez que as transmissões tinham enorme repercussão pública.

O Congresso em Foco procurou a assessoria da campanha de Bolsonaro, mas não houve retorno até o momento. O texto será atualizado caso haja manifestação.

Notícias mais lidas na semana.

DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO É O ÚNICO SERVIDOR DO RN A RECEBER A MEDALHA TOP LEGISLATIVO 2022

WILSINHO (PTB) É ELEITO PREFEITO DE CANGUARETAMA COM 54,74% DOS VOTOS VÁLIDOS

VÍDEO: PREFEITURA DE LAGOA DE PEDRAS/RN DIVULGA ATRAÇÕES DO RÉVEILLON 2023; CONFIRA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%