RN TEM AUMENTO DE MAIS DE 800% NOS CASOS DE DENGUE EM 2022

Imagem
  O Rio Grande do Norte teve um aumento nos casos de dengue, chikungunya e zika neste ano de 2022. Os dados registrados até o dia 22 de outubro, data do último boletim das arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), são superiores a todo o ano de 2021. Os casos confirmados de dengue, por exemplo, subiram 830% em comparação com o ano passado. Neste ano, foram confirmados 11.330 casos enquanto em 2021 esse número foi de 1.218.  O número de mortes também cresceu: de  1 para 19 . Em maio deste ano, o RN decretou situação de emergência no estado por conta dos casos elevados de arboviroses. Em agosto, a Sesap chegou a anunciar o fim da epidemia, mas recuou e manteve a situação crítica do quadro no estado. A pasta, inclusive,  fez um novo alerta à população diante da chegada do período epidêmico das arboviroses, compreendido entre novembro e maio , quando as altas temperaturas, combinadas às chuvas aceleram a reprodução do mosquito transmissor, aumentando a disseminação dess

PRF PRENDE 45 PESSOAS E APREENDE 189 AVES SILVESTRES DURANTE OPERAÇÃO NA GRANDE NATAL

 

Foto: PRF/divulgação


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 189 aves silvestres fora das rodovias federais, nessas quinta (6) e sexta-feira (7), durante a operação Nordeste Seguro, realizada nos municípios de Macaíba, Ielmo Marinho e Santa Maria, na Grande Natal.

As apreensões aconteceram no município de Macaíba e deram origem a 47 TCO (Termos Circunstanciados de Ocorrência), a partir dos quais 45 pessoas foram detidas por não possuírem documento do órgão ambiental competente.

Os proprietários foram enquadrados no crime previsto no art. 29 da Lei 9.605/98, que proíbe as condutas de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, e firmaram Termo de Compromisso de comparecer em Juízo quando intimados, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.

Dentre as aves apreendidas, foram encontradas espécies popularmente conhecidas como galo de campina (Paroaria dominicana), bigode(Sporophila lineola), canário da terra ( Sicalis flaveola ), golinha branco (Sporophila albogularis), Sabiá (Turdus rufiventris), papa capim (Sporophila nigricollis), tico tico (Zonotrichia capensis), tiziu (Volatinia jacarina), azulões (Cyanoloxia brissonii), sanhaçu (Thraupis sayaca), primavera (Coryphospingus pileatus), papa arroz (Sporophila nigricollis), papacus (Forpus xanthopterygius), sebite (cambacica), anumará (curaeus forbesi), entre outras, que foram encaminhadas para o IBAMA para adoção das medidas cabíveis.

96 FM Natal

Notícias mais lidas na semana.

DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO É O ÚNICO SERVIDOR DO RN A RECEBER A MEDALHA TOP LEGISLATIVO 2022

WILSINHO (PTB) É ELEITO PREFEITO DE CANGUARETAMA COM 54,74% DOS VOTOS VÁLIDOS

POPULAÇÃO ELEGE EDNA LEMOS COMO NOVA PREFEITA DE PEDRO VELHO/RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA