RN TEM AUMENTO DE MAIS DE 800% NOS CASOS DE DENGUE EM 2022

Imagem
  O Rio Grande do Norte teve um aumento nos casos de dengue, chikungunya e zika neste ano de 2022. Os dados registrados até o dia 22 de outubro, data do último boletim das arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), são superiores a todo o ano de 2021. Os casos confirmados de dengue, por exemplo, subiram 830% em comparação com o ano passado. Neste ano, foram confirmados 11.330 casos enquanto em 2021 esse número foi de 1.218.  O número de mortes também cresceu: de  1 para 19 . Em maio deste ano, o RN decretou situação de emergência no estado por conta dos casos elevados de arboviroses. Em agosto, a Sesap chegou a anunciar o fim da epidemia, mas recuou e manteve a situação crítica do quadro no estado. A pasta, inclusive,  fez um novo alerta à população diante da chegada do período epidêmico das arboviroses, compreendido entre novembro e maio , quando as altas temperaturas, combinadas às chuvas aceleram a reprodução do mosquito transmissor, aumentando a disseminação dess

AO STF, ARAS DIZ QUE CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL É INCONSTITUCIONAL E PODE AUMENTAR ENDIVIDAMENTO

 


O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule os efeitos da lei que permitiu a contratação de empréstimo consignado por beneficiários de programas sociais, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo Aras, a norma é inconstitucional.

Em ofício enviado ao ministro Kassio Nunes Marques, relator de uma ação que questiona a validade da lei, Aras afirmou que o empréstimo consignado é um risco ao público-alvo da medida e pode comprometer o sustento dessas pessoas com o pagamento de juros. De acordo com ele, "os destinatários da norma estarão ainda mais vulneráveis às instituições financeiras credoras, devido a estado de necessidade".

"Podendo comprometer um percentual significativo de sua renda mensal, os tomadores de empréstimos consignados estarão no caminho do superendividamento. Tratando-se dos beneficiários dos programas de transferência de renda, esse cenário mostra-se ainda mais preocupante, pois potencialmente comprometedor da dignidade humana", pontuou o PGR.

Aras destacou que, diante de uma situação adversa entre um consumidor e um fornecedor do produto ou serviço, o poder público precisa intervir e proteger a população hipossuficiente contra eventuais danos.

"O que fez a lei impugnada, ao aumentar os limites para (ou possibilitar) a contratação de empréstimos com pagamento descontado em folha pelo INSS ou pela União (crédito consignado), foi retirar uma camada de proteção a direitos da população hipossuficiente", alertou.

"É certo que a contratação de empréstimos está na órbita da livre iniciativa de credores e devedores, mas, considerando o quadro de especial vulnerabilidade social e econômica, o Estado [haveria] de atuar sobre a dinâmica econômica para garantir o alcance de objetivos indispensáveis para a manutenção da coesão social", acrescentou o procurador-geral.

Como funciona o consignado do Auxílio Brasil

O empréstimo consignado é aquele concedido com desconto automático das parcelas em folha de pagamento ou benefício. Por ter como garantia o desconto direto, esse tipo de operação de crédito pessoal é uma das que oferecem os menores juros do mercado.

O consignado para beneficiários do Auxílio Brasil passou a valer em setembro deste ano com juros de até 3,5% ao mês em, no máximo, 24 parcelas.

A lei que permitiu essa modalidade de crédito para quem recebe o benefício limitou os empréstimos a até 40% do valor permanente do programa, de R$ 400. Assim, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, no prazo máximo de dois anos.

A Caixa tinha suspendido o empréstimo em 31 de outubro devido a uma falha no "processamento da folha de pagamento" do benefício, mas voltou a oferecer a modalidade de crédito na segunda (14).

Notícias mais lidas na semana.

DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO É O ÚNICO SERVIDOR DO RN A RECEBER A MEDALHA TOP LEGISLATIVO 2022

WILSINHO (PTB) É ELEITO PREFEITO DE CANGUARETAMA COM 54,74% DOS VOTOS VÁLIDOS

POPULAÇÃO ELEGE EDNA LEMOS COMO NOVA PREFEITA DE PEDRO VELHO/RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA