RN TEM AUMENTO DE MAIS DE 800% NOS CASOS DE DENGUE EM 2022

Imagem
  O Rio Grande do Norte teve um aumento nos casos de dengue, chikungunya e zika neste ano de 2022. Os dados registrados até o dia 22 de outubro, data do último boletim das arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), são superiores a todo o ano de 2021. Os casos confirmados de dengue, por exemplo, subiram 830% em comparação com o ano passado. Neste ano, foram confirmados 11.330 casos enquanto em 2021 esse número foi de 1.218.  O número de mortes também cresceu: de  1 para 19 . Em maio deste ano, o RN decretou situação de emergência no estado por conta dos casos elevados de arboviroses. Em agosto, a Sesap chegou a anunciar o fim da epidemia, mas recuou e manteve a situação crítica do quadro no estado. A pasta, inclusive,  fez um novo alerta à população diante da chegada do período epidêmico das arboviroses, compreendido entre novembro e maio , quando as altas temperaturas, combinadas às chuvas aceleram a reprodução do mosquito transmissor, aumentando a disseminação dess

GOVERNO DO RN VOLTA ATRÁS E GARANTE FASE FINAL DO JERNS; MAS ADIA INÍCIO DA COMPETIÇÃO

 


A Subsecretaria de Esporte do RN voltou atrás na decisão de suspender a fase final dos Jerns (anunciada no sábado, dia 19), e anunciou que os jogos estão mantidos, mas serão adiados (a previsão inicial era começar hoje, 21). A mudança foi anunciada também pelo Instagram da pasta, que é vinculada a Secretaria Estadual de Educação (Seec). 

"Os JERNs serão mantidos na sua integralidade. Depois de uma série de reuniões no último final de semana, lideradas pelos subsecretários da Secretaria Estadual da Educação, Cultura Esporte Lazer (SEEC), Alvaro Luiz e da Subsecretaria do Esporte e do Lazer (SEL), Canindé de França, foram encontradas alternativas para superar os problemas causados pela quebra de contrato da empresa encarregada de fornecer a hospedagem e alimentação, que será notificada e responsabilizada judicialmente pelo não cumprimento do acordado com a SEEC/SEL", anunciou a pastar. 

No sábado, a Subsecretaria de Esportes havia informado que a fase final dos Jerns, justamente na sua edição de 50 anos, estava inviabilizada porque a empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação aos atletas, havia pedido um reajuste contratual de quase 300%. E, sem essa garantia de comida e estadia, não tinha como garantir que os estudantes vindos do interior do RN teriam onde ficar durante os dias de competição. 

Agora, ao anunciar a retomada do evento, a Subsecretaria não detalhou se vai pagar o reajuste e depois questionar judicialmente a mudança no contrato, ou se conseguiu outra solução para o impasse. Na nota divulgada, a pasta apenas se limitou a dizer que "o desafio maior foi encontrar hospedagem para 3.576 pessoas em um tempo extremamente curto. A solução foi estabelecer um prazo mínimo até a realização da fase final e abertura do evento". 

"O início da etapa final dos Jogos será adiado para o dia 29 de novembro, neste dia também haverá a abertura solene, às 16h, no Espaço Cultural João Paulo II, em Natal. Até esta data, serão adotadas providências necessárias para garantir a realização do evento", explicou Canindé.

Com informações da 96 FM


Notícias mais lidas na semana.

DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO É O ÚNICO SERVIDOR DO RN A RECEBER A MEDALHA TOP LEGISLATIVO 2022

WILSINHO (PTB) É ELEITO PREFEITO DE CANGUARETAMA COM 54,74% DOS VOTOS VÁLIDOS

POPULAÇÃO ELEGE EDNA LEMOS COMO NOVA PREFEITA DE PEDRO VELHO/RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA