RN TEM AUMENTO DE MAIS DE 800% NOS CASOS DE DENGUE EM 2022

Imagem
  O Rio Grande do Norte teve um aumento nos casos de dengue, chikungunya e zika neste ano de 2022. Os dados registrados até o dia 22 de outubro, data do último boletim das arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), são superiores a todo o ano de 2021. Os casos confirmados de dengue, por exemplo, subiram 830% em comparação com o ano passado. Neste ano, foram confirmados 11.330 casos enquanto em 2021 esse número foi de 1.218.  O número de mortes também cresceu: de  1 para 19 . Em maio deste ano, o RN decretou situação de emergência no estado por conta dos casos elevados de arboviroses. Em agosto, a Sesap chegou a anunciar o fim da epidemia, mas recuou e manteve a situação crítica do quadro no estado. A pasta, inclusive,  fez um novo alerta à população diante da chegada do período epidêmico das arboviroses, compreendido entre novembro e maio , quando as altas temperaturas, combinadas às chuvas aceleram a reprodução do mosquito transmissor, aumentando a disseminação dess

HEMONORTE MONTA PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 


Com o objetivo de reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores, o Hemonorte promove a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, com a Campanha "Craques da Doação" – doe sangue e marque um gol de placa na vida de quem precisa. A programação acontecerá entre terça-feira (22) e sábado (26) da próxima semana, em parceria com a Unimed Natal.

A abertura do evento acontece na terça-feira (22), às 9h, na sede do Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1.800 - Tirol) e contará com apresentação da Banda de música da Polícia Militar e do Projeto Tocando a Vida com D'Amore- ONG Atitude Cooperação, braço social da Unimed Natal.

Durante a Semana Nacional do Doador, o Hemocentro lança mais dois serviços para estreitar a comunicação com os doadores. O primeiro é um número de whatsapp com informações sobre locais e horários para doação. Os interessados poderão aderir ao grupo via QR CODE, que será disponibilizado nas redes sociais do Hemonorte. O outro serviço é a disponibilização de intérprete de libras – com dia agendado para deficientes auditivos fazerem sua doação de sangue. Este serviço funcionará sempre às terças-feiras em parceria com a Associação dos Surdos de Natal (ASNAT).

Para a Diretora de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, “este serviço representa um marco na história da hemoterapia do RN, enquanto reconhecimento de direito e inclusão de novos potenciais doadores com deficiências severas, possibilitando aos mesmos vivenciarem o ato em si mesmo: doar sangue e salvar vidas. Com esse novo serviço legitimamos o direito e ampliamos novos perfis de doadores de sangue do Estado”.

O Hemonorte funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Requisitos básicos para doar:
Estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal);
Pesar acima de 50kg;
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Estar alimentado e portar um documento oficial com foto.

Notícias mais lidas na semana.

DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO É O ÚNICO SERVIDOR DO RN A RECEBER A MEDALHA TOP LEGISLATIVO 2022

WILSINHO (PTB) É ELEITO PREFEITO DE CANGUARETAMA COM 54,74% DOS VOTOS VÁLIDOS

POPULAÇÃO ELEGE EDNA LEMOS COMO NOVA PREFEITA DE PEDRO VELHO/RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA