RN TEM 304 OBRAS PÚBLICAS COM RECURSOS FEDERAIS PARALISADAS, DIZ TCU

Imagem
  Obra de túnel de macrodrenagem e requalificação da avenida Jerônimo Câmara paralisada (Arquivo) — Foto: Reprodução O Rio Grande do Norte tem pelo menos 304 obras públicas com recursos federais paralisadas e inacabadas. Os dados são do Painel de Obras Paralisadas do Tribunal de Contas da União (TCU), que constatou cerca de 8 mil projetos nesta mesma situação em todo o país. Com base nas fontes de dados do TCU, o Rio Grande do Norte registrou 814 obras públicas com recursos federais em 2022, dentre as quais estão as mais de 300 paralisadas, que representam 37,3%. Conduzidas por prefeituras, por órgãos do governo estadual e pelo próprio governo federal, as obras inacabadas somam investimento total de R$ 929 milhões. Cerca de R$ 346,3 milhões já foram aplicados nesses projetos. Embora a maior parte das obras paralisadas no estado esteja relacionada à Educação - são 125 nesse setor - as obras de maior valor são relacionadas a infraestrutura e saneamento básico. Não entra na conta obras qu

NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA CHAMA ATENÇÃO PARA HOMENS NO CUIDADO COM O CÂNCER DE PRÓSTATA

 


O câncer de próstata, o mais incidente no homem, foi a razão para  mais de 16.055 óbitos no Brasil em 2021, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. O mês de novembro é marcado para chamar a atenção sobre esse tema no público masculino, buscando a conscientização e prevenção para esse tipo de tumor. A campanha desse ano, realizada pela a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), traz a mensagem: “Saúde também é papo de homem”.

De acordo com o Ministério da Saúde, embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

Em Natal, o laboratório DNA Center lançou o Check-Up Azul, com descontos em uma série de exames voltados para a saúde do homem. A ação está disponível em todas as unidades do laboratório e vale até o fim do mês para os exames de hemograma, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicerídeos, glicose, ureia, creatinina, TGO, TGP, GGT, sumário de urina, parasitológico, PSA total e livre, TSH, T4L e Anti-TPO. 

Os sinais mais comuns na fase inicial do câncer são dificuldade urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na presença desses sintomas, recomenda-se a realização de exames.

Segundo o presidente da SBU, Alfredo Félix Canalini, o objetivo do Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a própria saúde de forma rotineira, e não somente quando aparece algum problema.

“Além da divulgação dos hábitos para se ter uma vida saudável, também informamos que muitas doenças, na fase inicial, são totalmente assintomáticas, mas podem ser diagnosticadas e tratadas mais facilmente com exames periódicos de check-up. O câncer da próstata é o melhor exemplo disso”, disse o médico.

Notícias mais lidas na semana.

DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DE SANTO ANTÔNIO É O ÚNICO SERVIDOR DO RN A RECEBER A MEDALHA TOP LEGISLATIVO 2022

WILSINHO (PTB) É ELEITO PREFEITO DE CANGUARETAMA COM 54,74% DOS VOTOS VÁLIDOS

VÍDEO: PREFEITURA DE LAGOA DE PEDRAS/RN DIVULGA ATRAÇÕES DO RÉVEILLON 2023; CONFIRA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%