GUERRA NA UCRÂNIA DÁ NOVO IMPULSO A PROTAGONISMO PETRODITADURAS

Imagem
  Com menos petróleo russo no mercado e um embargo ao produto que deve começar na segunda-feira, governos autoritários produtores de petróleo são recebidos com cordialidade por países dependentes. O governo da Venezuela fez questão de divulgar em suas redes sociais uma imagem da COP-27 em que Nicolás Maduro é recebido calorosamente pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O gesto chamou atenção porque, em 2019, a França rechaçou Maduro e reconheceu Juan Guaidó como líder da Venezuela. Mas, agora, em meio a uma crise de energia que ameaça a Europa em razão da guerra na Ucrânia, gestos amistosos com líderes autoritários como Maduro e Mohammed Bin Salman, da Arábia Saudita, voltaram à cena, já que ambos possuem uma commodity valiosa: petróleo. Na segunda-feira, a União Europeia dá o primeiro passo para embargar o petróleo da Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro. A sanção promete afetar o mundo todo, já que Moscou é um grande exportador da commodity. Em busca de a

PRIMEIRO DIA DE PROVAS DO ENEM ACONTECE NESTE DOMINGO (13); VEJA DETALHES

 


No próximo final de semana, cerca de 3,4 milhões de estudantes em todo o Brasil irão realizar o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como ENEM. Serão feitas duas provas, com 180 questões totais e mais uma redação, em dois domingos diferentes: 13 e 20 de novembro.

Neste domingo (13), o primeiro dia do exame contará com 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de inglês ou espanhol). 45 questões de ciência humanas e uma redação.

No segundo dia de provas, marcado para 20 de novembro, os estudantes irão se deparar com 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Os portões abrem às 12h (horário de Brasília), com fechamento marcado para às 13h. É importante frisar que os estudantes devem chegar cedo nos locais de prova, pois não será permitida a entrada após o fechamento dos portões. As provas iniciam às 13h30, e terminam às 19h no primeiro dia (13 de novembro), e 18h30 no segundo dia (20 de novembro).

É permitido que o candidato saia em posse do Caderno de Questões, mas somente nos 30 minutos que antecedem o final da prova.

Os locais de prova podem ser vistos no Cartão de Confirmação de Inscrição dos participantes, disponível em https://enem.inep.gov.br/participante/. Nele também constam informações como solicitações de atendimento especializado e o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.

Para a realização da prova, é obrigatória a apresentação do RG ou de qualquer outro documento oficial com foto. Além disso, a única caneta aceita na resolução do cartão resposta é a esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Além destes itens, os estudantes também podem levar lanches, água em garrafa transparente e álcool em gel. Não é permitido o uso de óculos escuros, bonés e chapéus. Telefones celulares e demais equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de se entrar na sala de provas.

O ENEM 2022 é a porta de entrada para o ingresso em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. A nota do exame é utilizada para concorrer em vagas disponibilizadas via Sisu e Prouni, além de ser adotada no processo seletivo próprio de muitas instituições.

No Rio Grande do Norte, o IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) utiliza a prova do ENEM para o acesso a suas vagas de nível superior, lançando um edital de abertura de vagas após a realização do exame. A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e a UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) também utilizam a nota do ENEM para ingresso via SISU.

Com informações da Tribuna do Norte


Notícias mais lidas na semana.

VÍDEO: PREFEITURA DE LAGOA DE PEDRAS/RN DIVULGA ATRAÇÕES DO RÉVEILLON 2023; CONFIRA

IGUALMENTE A TEREZINHA MAIA, TOMBA FARIA PODERÁ SER CASSADO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA