PASSAGEM (RN): PREFEITO JUNINHO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DA REFORMA DO CENTRO DE SAÚDE

Imagem
  Na última sexta-feira (03),  o prefeito Juninho do município de Passagem assinou a Ordem de Serviço para o início da reforma do Centro de Saúde. A obra é muito importante para estrutura física do prédio, pois o local ficará mais digno para receber a população que todos os dias passam por ali para os devidos atendimentos.  Os recursos para reforma é de indicação de emenda do senador Styvenson Valentin e trará com toda certeza mais conforto aos usuários Passagenses.

APPS DE BANCOS USADOS POR 62% DOS BRASILEIROS, E AÇÕES DE GOLPISTAS TÊM ALTA DE 97%

 


Cada vez mais pessoas usam os aplicativos de bancos no celular, que permitem o acesso a vários serviços financeiros 'na palma da mão'. Segundo a pesquisa Hábitos Mobile 2022, realizada em novembro pela empresa Hibou, com mais de 2.000 brasileiros que têm smartphone, 62% dos entrevistados disseram usar apps bancários.

As facilidades trazidas pela tecnologia são bem recebidas pela população. Mais do que os bancos, ganham em popularidade os aplicativos de redes sociais, que estão no topo do ranking das atividades mais realizadas no celular, citados por 89% dos entrevistados. Fazer compras de supermercado e pedir comida por delivery já é um hábito de 45% dos brasileiros, 41% estão acostumados a adquirir roupas e acessórios por meio de aplicativos de lojas, e 33% compram itens para casa, como eletrodomésticos, eletrônicos e utilidades domésticas, da mesma maneira.

Tudo isso seria motivo de comemoração, se não fosse o crescimento dos golpes: só entre janeiro e julho deste ano, foram registradas mais de 5 milhões de tentativas de golpe a aplicativos de bancos, um aumento de 97% na comparação com o mesmo período de 2021, segundo informa a PSafe, empresa de cibersegurança.

Mas é possível manter os smartphones mais seguros tomando apenas alguns cuidados, afirmam os especialistas em segurança de dados Tiago Drumond, head de tecnologia da empresa ioasys, e Vinícius Oliverio, cofundador da startup Urmobo. 

Eles dizem que a precaução ainda é a melhor maneira de garantir que ladrões não acessem a conta corrente via celular.

Por isso, evitar instalar aplicativos desconhecidos é uma medida que pode prevenir muitos prejuízos. Oliverio lembra que a internet oferece diversas opções de golpes para pessoas mal-intencionadas e criativas. Portanto, é necessário estar com o "alerta constantemente ligado".

“É importante não realizar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas, o que melhora a segurança à medida que a probabilidade de ele ser malicioso é menor”, fala o executivo da Urmobo.

Se isso não for suficiente e, mesmo assim, um golpista consiga fazer login no app do banco, é fundamental que o aparelho esteja preparado para dificultar a realização de transações e empréstimos. Para isso, há três dicas principais:

Conheça as dicas para proteger seu smartphone:

1 - Habilite senhas ou o desbloqueio por impressão digital

Drumond, da ioasys, diz que a melhor forma de evitar que invasores façam empréstimos ou operações financeiras em aplicativos bancários é ativar os dispositivos de segurança do aparelho. “Mesmo que os bancos construam soluções que tragam mais comodidade, é preciso evitar os serviços ‘sem senha’. Minha dica de segurança é habilitar e manter senhas para todas as operações bancárias, além de instalar, quando possível, uma segunda forma de acesso, como código no e-mail, ou a própria digital, além da numérica”, afirma.

Quem ainda não tem a biometria ativada no aplicativo precisa, primeiramente, configurar a impressão digital no celular. Depois, no app, é só procurar a seção "Segurança" ou "Segurança e privacidade", onde é feita a ativação.

2 - Crie uma pasta segura

Outra medida de segurança é a criação da chamada 'pasta segura', que nada mais é que uma pasta que só pode ser aberta com um código. “Manter os aplicativos de banco em uma pasta segura, que solicite senha para acesso, diminui a probabilidade de golpe, pois mesmo com o dispositivo desbloqueado, é preciso ter uma senha a mais para usar o aplicativo do banco”, destaca Oliverio.

Criar a pasta segura não é difícil. Quem tem um aparelho com o sistema Android, deve abrir o aplicativo Files, do Google. Na parte inferior da tela, toque em 'procurar', e role a tela até chegar a Coleções, onde está a opção Pasta Segura. Depois, é só seguir as instruções, que podem incluir a digitação do PIN do telefone. É possível escolher o tipo de senha desejado.

A pasta pode ser editada mesmo depois da finalização de todo o processo de criação de senha, e nela podem ser adicionadas, além de apps, imagens, vídeos, músicas e outros tipos de arquivo. 

Para os donos de iPhone, há duas opções: instalar um aplicativo específico para a criação de pastas seguras, ou, então, usar a funcionalidade 'Limite de Uso', que fica em Ajustes. Neste segundo caso, deve ser criado um limite de tempo (1 hora, por exemplo), em 'Limite de Apps'; depois adicionam-se os aplicativos que vão para a pasta e, em seguida, em 'Limite de Uso', basta clica em 'Usar código', para definir a senha que será usada.

3 - Instale um antivírus

Ter um antivírus instalado no celular pode prevenir ataques de malwares e evitar roubos de dados. Uma orientação da empresa PSafe é escolher um programa com tecnologia para também bloquear golpes em apps de mensagens, que são bastante visados por criminosos. Opções como AVG, Avast e Kaspersky oferecem versões gratuitas, com proteção básica, e modalidades pagas, mais completas.

Notícias mais lidas na semana.

JOVEM EMPRESÁRIO VEM SENDO LEMBRADO PELA POPULAÇÃO PARA UMA POSSÍVEL CANDIDATURA DE PREFEITO EM SANTO ANTÔNIO

MORRE A JORNALISTA GLÓRIA MARIA, ÍCONE DA TV BRASILEIRA

PREFEITO DE TANGARÁ TEM PAGAMENTO DO SALÁRIO SUSPENSO PELA JUSTIÇA POR ACÚMULO DE REMUNERAÇÕES

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%