OPERAÇÃO DESTRÓI AVIÃO, TRATOR E APREENDE COMBUSTÍVEL DE GARIMPEIROS EM OPERAÇÃO NO TERRITÓRIO YANOMAMI

Imagem
  Divulgação/Ibama :        Em operação de repressão ao garimpo na Terra Indígena Yanomami, a força-tarefa do governo federal destruiu um avião, um trator de esteira e estruturas de apoio logístico ao garimpo na manhã desta quarta-feira (8). A região está em emergência de saúde pública desde o dia 20 de janeiro para atender indígenas da etnia Yanomami. Na ação, o órgão ainda apreendeu duas armas e três barcos com cerca de 5 mil litros de combustível. Foram apreendidos nas embarcações cerca de uma tonelada de alimentos, freezers, geradores e antenas de internet que seriam levadas para os acampamentos garimpeiros. Não há a informação de presos. A operação é realizada em conjunto com o Ibama, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Força Nacional de Segurança Pública, que atua desde que o governo federal decretou ação na terra indígena. Nesta quarta-feira (8) a Força Nacional mandou 100 homens ao local, para o reforço na segurança. O grupo deve compor o apoio de segurança na b

VENDA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES CAI 17,2% NO RN , APONTA FENABRAVE

 


As vendas de carros zero km no Rio Grande do Norte enfrentam um período de queda neste ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os emplacamentos acumulados – a soma de janeiro a novembro deste ano – de automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários acumulam retração de 1,59%. De acordo com a entidade, foram 35.706 emplacamentos em onze meses de 2022 contra 36.283 no mesmo período do ano passado.

Considerando apenas os veículos de passeio e comerciais leves — que incluem vans e caminhonetes – o recuo é de 17,21% nas vendas no acumulado deste ano em relação a 2021 em todo o RN. Foram 14.510 carros e comerciais leves emplacados até novembro de 2022 contra 17.526 do ano passado. Em relação ao mês de novembro do ano passado, retração de 3,34% e, comparando com outubro deste ano, crescimento de 3,42%.

A nível nacional, a Fenabrave divulgou que, em novembro, os emplacamentos de veículos melhoraram quando comparados ao mesmo mês de 2021 e também em relação a outubro. “É um excelente resultado, especialmente ao levarmos em conta o contexto de todo o ano, que apresentou desafios decorrentes da crise de abastecimento, juros mais altos e seletividade no crédito”, analisou José Maurício Andreta Júnior, Presidente da Fenabrave.

Enquanto no Rio Grande do Norte o mercado apresentou queda considerável no acumulado entre veículos de passeio e comerciais leves em relação ao ano passado, no Brasil os números seguem a mesma linha, mas com queda menor: 1,42%. As maiores variações positivas, no entanto, ficam para os ônibus, cujas vendas cresceram 475% no 11º mês do ano em comparação ao décimo. Mas em relação ao acumulado, o crescimento em 2022 foi de 71,7%.

No âmbito dos seminovos e usados, a vida não anda fácil para os lojistas potiguares. “O mercado anda lento. Novembro foi um mês ruim. Minha média era de 16 a 18 veículos vendidos por mês. Em um mês bom, vendia 20. Em novembro todinho comercializo apenas dois carros”, disse Ricardo Coutinho Filho, gerente de uma loja de veículos seminovos. Os números nacionais indicaram, em novembro, queda de veículos de passeio e comerciais leves seminovos em relação a outubro deste ano (-3,53%), novembro do ano passado (-7,6%) e também no acumulado (-11,15%).

MOTOCICLETAS

Um dos destaques positivos do mês de novembro foi o de venda de motocicletas. No RN, houve crescimento de novembro em relação a outubro deste ano (8,52%), em relação ao 11º mês do ano passado (11,57%) e também no acumulado de 2022 em comparação ao de 2021 (16,71%). Um acompanhamento do que aconteceu em âmbito nacional.
“O segmento de motocicletas, que já superou 1,2 milhão de emplacamentos no ano, tem tido o melhor desempenho entre todos os segmentos automotivos. As motos estão com demanda aquecida também para os próximos meses. No geral, o setor, como um todo, está caminhando para fechar com o resultado que prevíamos”, finaliza Andreta Jr.l


Notícias mais lidas na semana.

JOVEM EMPRESÁRIO VEM SENDO LEMBRADO PELA POPULAÇÃO PARA UMA POSSÍVEL CANDIDATURA DE PREFEITO EM SANTO ANTÔNIO

DESASTRE DA GESTÃO MUNICIPAL EM TANGARÁ/RN CAUSA REVOLTA E POPULAÇÃO PROTESTA EM PRAÇA PÚBLICA

NATAL CAP EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO; CONFIRA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%