PARQUE DO IMD GERA 2,1 MIL EMPREGOS E MOVIMENTA CERCA DE R$ 200 MILHÕES

Imagem
  Passados cinco anos da sua fundação e início das operações, o Parque Tecnológico Metrópole Digital, em Natal, chegou à marca de R$ 200 milhões em faturamento na soma das empresas presentes no ecossistema e já gera mais de 2.100 empregos em 91 marcas presentes. Vinculado ao Instituto Metrópole Digital, da UFRN, o Parque foi fundado em 2017 e conta com uma série de benefícios fiscais para os integrantes do polo tecnológico. Para o diretor-geral do Parque Tecnológico, Rodrigo Romão Nascimento, o espaço está cumprindo com o que foi projetado na sua concepção inicial.  “A ideia do Parque veio finalizar a missão do IMD, que era fomentar a criação de um polo de tecnologia da informação. O IMD começou por volta de 2011 com o ensino, pesquisa. Esses cinco anos foram necessários para consolidá-lo de fato, ter uma referência, identidade. Nossa missão daqui pra frente é ser um ambiente promotor de conexões para a área de TI”, explica Romão. O Metrópole Digital foi criado a partir da liberação de

DEPUTADOS TOMAM POSSE PARA A 63ª LEGISLATURA NA ALRN EM 1º DE FEVEREIRO

 


Os 24 deputados estaduais eleitos em 2022 tomam posse no dia 1º de fevereiro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). O mandato se inicia em fevereiro de 2023 e se encerra em janeiro de 2027. Entre os empossados, estarão oito parlamentares novatos e 16 reeleitos. Do total, 19 são homens e cinco são mulheres.

Na solenidade, o presidente da Casa convidará as autoridades presentes para ocuparem lugares à Mesa e convocará dois deputados de bancadas diferentes para ocuparem a primeira e a segunda secretaria, respectivamente. O presidente lerá os nomes dos deputados que serão empossados.

Em seguida, será o momento do compromisso regimental. O presidente, de pé, proferirá o compromisso determinado no Artigo 7º, inciso I, do Regimento Interno. Em ato contínuo, o primeiro secretário fará uma chamada nominal para que o parlamentar, de pé, ratifique o compromisso que o presidente leu e depois assine o termo de posse que estará com o segundo secretário.

Empossados todos os deputados, o presidente declarará instalada a 63ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e dará início a eleição da Mesa para o primeiro biênio. Ao todo, serão definidos sete cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

Renovação

No dia 19 de dezembro do ano passado, os deputados eleitos foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RN). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Wendel Lagartixa (PL) ao cargo de deputado estadual. Por isso, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) voltará à cadeira. Assim, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) terá a maior bancada na ALRN, com dez representantes.

Foram reeleitos ainda: Coronel Azevedo (PL); Cristiane Dantas (SD); Dr. Bernardo Amorim (PSDB); Eudiane Macedo (PV); Ezequiel Ferreira (PSDB); Francisco do PT; Galeno Torquato (PSDB); George Soares (PV); Gustavo Carvalho (PSDB); Hermano Morais (PV); Isolda Dantas (PT); José Dias (PSDB); Kleber Rodrigues (PSDB); Nelter Queiroz (PSDB) e Tomba Farias (PSDB).

Os novatos são: Adjuto Dias (MDB); Divaneide Basílio (PT); Ivanilson Oliveira (União Brasil); Luiz Eduardo (SD); Neilton Diógenes (PL); Taveira Jr. (União Brasil), Terezinha Maia (PL) e Dr. Kerginaldo Jacome (PSDB). Com a chegada dos novos deputados, a Assembleia terá uma mudança significativa na rotina a partir deste ano. Cada representante novato do povo potiguar possui ideias de novos projetos, que devem ser agregadas ao trabalho que já é desenvolvido na Casa.

Entre as novidades para os próximos quatro anos está o ex-secretário de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal (Semtas), Adjuto Dias. Com a vitória de Adjuto nas urnas, o MDB volta a ter um representante no Legislativo potiguar. Ele é filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias. “Esperamos iniciar um mandato propositivo, apresentar leis que possam contribuir com a população. Trabalho com foco na segurança e em outras pautas importantes, como a assistência social e na defesa das pessoas com deficiência”, destacou.

Divaneide Basílio, presidente do PT na capital potiguar, foi vereadora de Natal e quer levar para o Legislativo potiguar pautas relacionadas aos direitos humanos. “Continuar a luta por direitos das populações mais vulneráveis, promover políticas públicas de integração campo e cidade, defender os direitos da classe trabalhadora, dar sustentação ao Governo do Estado no parlamento, fazer chegar recursos e políticas públicas nos quatro cantos do estado. Ser uma voz ativa dos direitos humanos. Ajudar o RN a avançar ainda mais com desenvolvimento e justiça social”, disse ela.

Dr. Kerginaldo Jacome é líder político com atuação destacada nas regiões do Alto e Médio Oeste potiguar. Prefeito de Antônio Martins entre 1993 a 1996, nunca deixou a Medicina de lado. “Aprendi, desde cedo, que a melhor forma de zelar pelas pessoas é ouvir, acolher e apresentar o melhor caminho. Trago essa lição para o centro das discussões do nosso Estado, onde tenho a oportunidade de dar continuidade ao trabalho que sempre fizemos: cuidar das pessoas. O RN precisa de um crescimento atrelado ao bem-estar social e estamos, com muita determinação, prontos para iniciar essa jornada”, revelou.

Ex-prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo define o turismo como a sua principal bandeira como deputado estadual. “Vou trabalhar muito na geração de emprego e renda através da cadeia produtiva mais importante para a economia do nosso estado: o turismo. Precisamos ressuscitar o turismo do Rio Grande do Norte”, pontuou ele.

Terezinha Maia, viúva do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio, espera abordar na Casa os problemas do transporte público na região metropolitana. “Precisamos debater a viabilidade de um ‘bilhete único’ para os transportes da Grande Natal, discutir uma lei para criar a tarifa única para as cidades de conurbação com a capital”, disse. Ela também combaterá a violência contra a mulher e pretende ter uma atenção municipalista.

Vice-prefeito de Apodi, Neilton Diógenes pretende dedicar seu mandato na Assembleia Legislativa à pauta do desenvolvimento econômico. Segundo ele, “o Rio Grande do Norte pode muito mais. Temos potenciais a serem exploradores e condições estratégicas de localização no âmbito nacional. Espero de verdade deixar a minha contribuição na vida do povo potiguar, em especial com aqueles da região do Oeste Potiguar”.

Ivanilson Oliveira construiu uma carreira de sucesso na iniciativa privada. Ele quer focar em propostas mais voltadas para o setor econômico e informou que vai concentrar grande esforço no apoio ao grupo salineiro, desenvolvimento de emprego, pesca e mineração. Além desses quesitos, Ivanilson pretende investir no esporte amador e na saúde de qualidade para toda a população.

Quem também chega ao Parlamento potiguar é Taveira Júnior, filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira. “A minha expectativa para o mandato é muito boa, vou contribuir com as ações para tentar corresponder aos anseios do povo potiguar. Esta é uma casa de homens e mulheres qualificados e venho para a Assembleia Legislativa para discutir os problemas do RN”, finalizou.

Notícias mais lidas na semana.

[ VÍDEOS ] INDIGNADA, POPULAÇÃO DE JUNDIÁ/RN PROTESTA CONTRA VEREADORES DA OPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DOS CONTRATOS

VÍDEO: ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS GRAVES NA BR-101, NO RN

POLÍCIA FEDERAL PRENDE HOMEM QUE DESTRUIU RELÓGIO DE DOM JOÃO VI NO PALÁCIO DO PLANALTO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%