OPERAÇÃO DESTRÓI AVIÃO, TRATOR E APREENDE COMBUSTÍVEL DE GARIMPEIROS EM OPERAÇÃO NO TERRITÓRIO YANOMAMI

Imagem
  Divulgação/Ibama :        Em operação de repressão ao garimpo na Terra Indígena Yanomami, a força-tarefa do governo federal destruiu um avião, um trator de esteira e estruturas de apoio logístico ao garimpo na manhã desta quarta-feira (8). A região está em emergência de saúde pública desde o dia 20 de janeiro para atender indígenas da etnia Yanomami. Na ação, o órgão ainda apreendeu duas armas e três barcos com cerca de 5 mil litros de combustível. Foram apreendidos nas embarcações cerca de uma tonelada de alimentos, freezers, geradores e antenas de internet que seriam levadas para os acampamentos garimpeiros. Não há a informação de presos. A operação é realizada em conjunto com o Ibama, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Força Nacional de Segurança Pública, que atua desde que o governo federal decretou ação na terra indígena. Nesta quarta-feira (8) a Força Nacional mandou 100 homens ao local, para o reforço na segurança. O grupo deve compor o apoio de segurança na b

NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO, LIRA REAJUSTA VERBA DE GABINETE DE DEPUTADOS

 


Às vésperas da eleição para a presidência da Câmara, quando tentará a reeleição, Arthur Lira (PP-AL) reajustou os valores destinados à chamada verba de gabinete dos deputados.

Segundo a decisão, a verba será reajustada em 6% a partir de 1º de fevereiro de 2023. O mesmo percentual será reajustado em fevereiro de 2024. Em 2025, o reajuste previsto é de 6,13%.

O ato foi publicado no Diário da Câmara dos Deputados de sábado (14/1) e é assinado também por todos os outros cinco integrantes da Mesa Diretora da Casa.

Na decisão, a Mesa Diretora justifica que o reajuste da verba foi necessário em razão do reajuste salarial concedido em janeiro aos servidores. Entre eles, os secretários parlamentares, cujo salário é pago com a verba de gabinete.

“A fim de dar cumprimento à previsão legal relativa ao reajuste da remuneração desses servidores, faz-se necessário adequar o valor da verba destinada aos Gabinetes Parlamentares, na forma do presente Ato da Mesa”, afirmou Lira na justificativa.

Antes do reajuste, o valor mensal da verba de gabinete é de R$ 111.675,59. O montante serve para pagar salários dos secretários parlamentares e de funcionários escolhidos diretamente pelos parlamentares.

Além da verba de gabinete, cada um dos 513 deputados têm direito a um salário mensal (atualmente de R$ 39,2 mil) e à chamada “cota parlamentar” (usada para bancar custos como viagens, locomoção e escritório político).

Metrópoles 

Notícias mais lidas na semana.

JOVEM EMPRESÁRIO VEM SENDO LEMBRADO PELA POPULAÇÃO PARA UMA POSSÍVEL CANDIDATURA DE PREFEITO EM SANTO ANTÔNIO

DESASTRE DA GESTÃO MUNICIPAL EM TANGARÁ/RN CAUSA REVOLTA E POPULAÇÃO PROTESTA EM PRAÇA PÚBLICA

NATAL CAP EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO; CONFIRA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%