APÓS DUAS DÉCADAS, MORTE POR TUBERCULOSE SOBE E DEIXA MAIS DE 5.000 VÍTIMAS

Imagem
  Foto: Divulgação:             O Ministério da Saúde registrou aumento de 11% nas mortes por tuberculose no país. Foram 5.072 óbitos em 2021 contra 4.569 no ano anterior. O número representa 14 mortes por dia, em média. A tuberculose permanece entre as doenças infecciosas que mais matam no mundo, atrás apenas da Covid. A transmissão acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com a doença ativa. Segundo dados da pasta, o coeficiente de mortalidade vinha reduzindo, mesmo que lentamente, há aproximadamente duas décadas. A doença é a primeira causa de morte entre pessoas com HIV e Aids. Pessoas em situação de rua, presas, vivendo com HIV, imigrantes e comunidades indígenas são as mais atingidas no Brasil pela tuberculose. Os casos também cresceram e houve aumento de 5%. Foram 78.057 casos novos em 2022 contra 74.385 no mesmo período do ano anterior. A incidência da doença (novos casos por 100 mil habitantes por ano) foi

PREFEITO JOSÉ ARNOR PARTICIPA DE EVENTO EM NATAL

 


Na última quarta-feira, 1° , o Prefeito de Jundiá/RN, José Arnor, que também é Presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte - COPIRN, assinou um acordo de cooperação com a Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte - OCERN, a assinatura aconteceu no Auditório do Hotel Holiday Inn, em Natal.


A iniciativa visa promover ações interinstitucionais conjuntas, abrindo-se vias de cooperação para a realização de programas, planos, projetos e ações voltados para atender as demandas dos municípios potiguares, com o estabelecimento de parcerias e a captação de recursos financeiros, humanos e materiais, voltadas para o planejamento sistêmico e a ampliação do atendimento das necessidades da população em todas as áreas de atuação dos municípios.

O documento foi assinado pelo presidente da OCERN, Roberto Coelho, e pelo presidente do COPIRN, o Prefeito de Jundia/RN, José Arnor da Silva.

O evento teve a participação de autoridades e gestores municipais de diversas cidades do Rio Grande do Norte, como o presidente da Federação dos Municípios (Femurn), Prefeito Luciano Santos, de Lagoa Nova/RN. Também do deputado estadual George Soares, Presidente da Frente Parlamentar das Energias Renováveis/RN, do diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, João Hélio.

O evento foi prestigiado também pelo General Araújo Lima, ex-gestor da Sudene, além de presidentes e dirigentes de cooperativas do Rio Grande do Norte.

Também participaram do município de Jundiá/RN, o ex-vereador Carlos Alexandre da Silva e o vice-prefeito Joao Maria da Costa Primeiro.

Notícias mais lidas na semana.

OS PEIXES DA PREFEITURA DE SERRINHA/RN POR MAIS DE R$ 56 MIL

CIDADE DE TANGARÁ REGISTRA NOVOS ATAQUES CRIMINOSOS, UM ÔNIBUS E UMA RETROESCAVADEIRA SÃO INCENDIADOS

[ VÍDEO ] PREFEITO DE LAGOA DE PEDRAS GARANTE SEGURANÇA NO MUNICÍPIO

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%