COMISSÃO DO SENADO APROVA PL QUE EQUIPARA ATOS DO CRIME ORGANIZADO AOS DE TERRORISMO

Imagem
  A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (28) o projeto que tipifica como atos terroristas as condutas praticadas em nome ou em favor de grupos criminosos organizados, tais quais as registradas recentemente no Rio Grande do Norte. A proposta também altera as penas para esses atos. O PL 3.283/2021 foi apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), e altera a Lei Antiterrorismo (Lei 13.260, 2016), a Lei Antidrogas (Lei 11.343), a Lei das Organizações Criminosas (Lei 12.850), e o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), para equiparar as ações de grupos criminosos organizados à atividade terrorista. O parecer foi elaborado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e lido ad hoc pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) com a inclusão de algumas emendas. Alessandro também incluiu os atentados e ameaças à vida de funcionários públicos nas ações tipificadas como crime. A mudança foi feita depois que, no dia 22 de março, uma operação da Polícia Federa

'VINTE ANOS DE BATALHA ACABARAM AGORA': ATAQUES CRIMINOSOS NO RN DESTROEM NEGÓCIOS E PREJUDICAM TRABALHADORES

Motorista autônomo viu o caminhão ser queimado em Mossoró — Foto: Isaias Fernandes/TCM

 

Os dois dias seguidos de ataques de criminosos a prédios públicos, comércios e veículos no Rio Grande do Norte deixaram prejuízos financeiros e também traumas em moradores do estado. Desde a madrugada de terça-feira (14), pelo menos 29 cidades do estado registraram ataques a tiros e incêndios orquestrados pelos bandidos.

Para além dos patrimônios públicos, entre as vítimas dessas ações criminosas estão também empresários, funcionários, comerciantes e trabalhadores autônomos.

Alguns relatam que perderam uma vida inteira de trabalho em um único ataque cometido pelos criminosos, tendo prejuízo estimado em até meio milhão de reais. Outros perderam o emprego. Há também aqueles que carregam o trauma dos momentos vividos.

‘Eu sem poder fazer nada’

Em Mossoró, segunda maior cidade do RN, o motorista Marcos César da Silva Medeiros, de 53 anos, foi abordado por criminosos armados, que mandaram ele se afastar do caminhão. Ele disse que viu quando jogaram gasolina.

4 ônibus de turismo foram incendiados durante a madrugada desta quarta (15) em Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi


“Vinte anos de batalha que acabaram agora. Não tem como não ficar triste. Mas estamos aqui, em pé. Vamos ver o que vai tentar reconstruir. É difícil, não é fácil”, lamentou. “As pessoas que não têm culpa de nada é que pagam. De ontem [terça] pra cá, foram muitos carros queimados”, completou.

Um funcionário dele, Jadson Matias de Lima, também viu sua fonte de renda ruir de uma hora para outra.

“Muita tristeza. Eu tirava meu salário daí. E agora, vou tirar da onde? Ficar parado? Sem receber nada? E a luta do dono, com os quatro carros que tinha? Perdeu tudo. Só indignação agora, muita tristeza no coração. Eu dependia desses carros pra rodar. Saí da minha casa pra trabalhar, nem sabia que tinham tocado fogo, e vi a situação”.

Com informações de g1-RN 

Notícias mais lidas na semana.

OS PEIXES DA PREFEITURA DE SERRINHA/RN POR MAIS DE R$ 56 MIL

SAIBA QUEM É A PROSTITUTA SUSPEITA DE PASSAR 4 MESES FINGINDO SER UM CORONEL DA FAB ASSASSINADO EM NATAL

AÇÃO CONJUNTA DO MPRN, PF, PRF, PM, SEAP E FORÇA NACIONAL REALIZA OPERAÇÃO EM SANTO ANTÔNIO E MAIS 9 CIDADES DO RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%