JUSTIÇA LIBERA R$ 9 BILHÕES EM PRECATÓRIOS DO INSS DE 2023; VEJA QUEM RECEBE E COMO CONSULTAR

As chuvas que estão ocorrendo no Rio Grande do Norte neste ano de 2023 estão trazendo um cenário não visto há pelo menos três anos. De acordo com o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), atualmente, 12 reservatórios no Rio Grande do Norte atingiram 100% de sua capacidade, graças às chuvas dos últimos dias.
Entre os reservatórios cheios, o maior deles é a Barragem de Umari, localizada na cidade de Upanema, na região Oeste Potiguar, que atingiu o volume máximo na tarde deste domingo (9). A capacidade do reservatório é de 292,81 milhões de m³, o terceiro maior do estado, atrás apenas das barragens Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e Santa Cruz do Apodi, na cidade de Apodi. A capacidade de 2,373 bilhões de m³ da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está atualmente 62,66% preenchida, enquanto a capacidade de Santa Cruz do Apodi, com 599,71 milhões de m³, está 60,28% preenchida.
O açude Mendubim, localizado na cidade de Assu, é o oitavo maior reservatório do RN e também já atingiu 100% de sua capacidade, que é de 77,6 milhões de m³. Analisando dados da ANA desta segunda-feira (10), o RN está com 59,48% da capacidade total de todos os seus reservatórios, o que corresponde ao volume de 2,557 bilhões de m³.A ANA monitora atualmente 54 reservatórios no RN e 17 deles estão com mais de 80% de sua capacidade nesta segunda-feira (10). Outros cinco reservatórios estão com volumes de água entre 60% e 80% da capacidade máxima de armazenamento.
O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) contabiliza um reservatório a mais que a ANA na contagem daqueles que já atingiram a capacidade máxima de armazenamento. De acordo com o órgão estadual, o Açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, já chegou a 100% de sua capacidade.