RN TEM AUMENTO DE 23,4% NOS REGISTROS DE CASOS DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM 2023

Imagem
  Foto: ilustrativa/reprodução O Rio Grande do Norte teve um aumento de 23,4% no número de casos registrados de estupro de vulnerável – praticado contra crianças e adolescentes de até 14 anos – nos cinco primeiros meses deste ano. Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) e foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) a pedido da reportagem da Inter TV Cabugi. Ao todo, até o dia 23 de maio deste ano, o RN teve 295 ocorrências de estupro de vulnerável registradas pela Sesed. Esse número representa quase dois casos por dia no estado. Entre janeiro e maio (o mês inteiro) de 2022, foram 239. O mês com mais ocorrências em 2023 foi o de janeiro, com  77 casos  – o que já é um número maior do que qualquer mês desde 2022. Em todo o ano de 2022, inclusive, o Rio Grande do Norte registrou  653 casos  de estupro de vulnerável, de acordo com a Sesed. Mais delegacias e novas leis Para a diretora do Departamento de Proteçã

PAPA FRANCISCO PERMITIRÁ, PELA 1ª VEZ, QUE AS MULHERES VOTEM NA PRÓXIMA REUNIÃO DOS BISPOS

 


O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 26, que o papa Francisco permitirá, pela primeira vez, que as mulheres votem na próxima reunião de bispos, um novo sinal dos esforços do pontífice para dar ao público feminino mais voz nos assuntos da Igreja Católica Romana.

O papa também aumentou o número de leigos que participarão em outubro do Sínodo dos Bispos, que ocorre periodicamente no Vaticano para discutir questões importantes, como o divórcio. O próximo encontro, que reúne bispos do mundo todo, está centrado em promover um maior envolvimento dos fiéis à medida que a Igreja avança no assunto.

O sínodo aconselha o papa e é influente, embora apenas o pontífice defina a política da Igreja. Em 2021, Francisco já havia alterado as leis para que as mulheres pudessem ler a Bíblia Sagrada na missa, servir no altar e distribuir a comunhão – práticas já comuns em muitos países. Mas não vai tão longe quanto alguns defensores das mulheres esperavam.

As mudanças nas regras para a próxima reunião dos bispos foram divulgadas nesta quarta-feira em um documento que descreve as normas que regem o sínodo.

A maioria dos participantes permanecerá sendo os bispos, mas, de acordo com as novas normas aprovadas por Francisco, mais 70 membros não bispos foram acrescentados. “Destes, pede-se que 50% sejam mulheres e que se destaque também a presença dos jovens”, segundo as diretrizes divulgadas, que acrescentam que, como sócios, terão direito de voto.

Além disso, cinco freiras se juntarão a cinco clérigos para representar ordens religiosas, e também terão direito a voto. O papa também pode adicionar outros participantes, disse o Vaticano.

Em sínodos anteriores, as mulheres participaram como auditoras. Em 2018, os líderes de grupos dedicados a promover mulheres em cargos de liderança na Igreja Católica Romana fizeram protestos no Vaticano exigindo que as participantes daquela reunião tivessem o direito de votar “em pé de igualdade com seus irmãos em Cristo”. Na ocasião, uma petição com mais de 9 mil assinaturas foi entregue ao secretário do sínodo.

Fonte: Estadão

Notícias mais lidas na semana.

VÁRZEA (RN): PREFEITO HOMOLOGA LICITAÇÃO PARA PNEUS POR MAIS DE R$ 350 MIL

JUSTIÇA ELEITORAL CASSOU O REGISTRO DE WEDNA MENDONÇA EX-CANDIDATA A PREFEITA EM PASSAGEM/RN

PREFEITO FLAVIO ENTREGA PAVIMENTAÇÃO E ILUMINAÇÃO EM LED NA COMUNIDADE DE PRIMEIRA LAGOA EM NOVA CRUZ/RN

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BG/CONSULT/BOA SAÚDE/PREFEITO: WELLINGTON TEM 47,25%; E EDICE , 35,5% NA ESTIMULADA

PESQUISA BG/AGORASEI/96FM/GOVERNO REJEIÇÃO: FÁTIMA BEZERRA É A MAIS REJEITADA COM 36,4% , SEGUIDA DE GIRÃO COM 25,1%